Projeto distribui filmes produzidos por moradores de municípios brasileiros



Os filmes, documentários e as principais ações da quarta edição do projeto Revelando os Brasis foram reunidos em uma caixa de DVDs. O conteúdo está sendo distribuído gratuitamente, desde dezembro, para os diretores dos filmes criados, além de cinematecas, cineclubes, museus, escolas de audiovisual, organizações não-governamentais (ONGs), pontões e pontos de cultura, universidades, cineastas, educadores, produtores de cinema e TVs. O objetivo é o de multiplicar o acesso às obras e fortalecer a inclusão audiovisual.

Cada caixa é composta por seis DVDs que reúnem os 40 documentários e ficções produzidos durante a quarta edição do projeto, além do sétimo disco que apresenta um material extra com cenas das oficinas, do circuito de exibição nas cidades, depoimentos e fotos. A nova etapa de difusão do programa inclui, além da distribuição dos vídeos, a exibição dos filmes em mostras e festivais realizados no Brasil e no exterior.

A quarta edição do Revelando os Brasis completou suas atividades em setembro de 2011, com quase 350 mil quilômetros percorridos nas cinco regiões do País. Os filmes foram lançados em 54 municípios, durante sessões que chegaram a reunir três mil pessoas, somando cerca de 35 mil espectadores.

 

Histórico

O Revelando os Brasis é um projeto de formação e inclusão audiovisuais de moradores de pequenas cidades. Qualquer brasileiro maior de 18 anos, residente em municípios com até 20 mil habitantes, pode inscrever uma história original real ou de ficção no Concurso Nacional de Histórias.

Desde o lançamento, em 2004, o Revelando os Brasis produziu 160 vídeos, com roteiro, produção e direção de moradores dos municípios, que registraram personagens populares, tradições e histórias das pequenas cidades brasileiras. A quarta edição do projeto começou com um concurso de histórias que reuniu os autores selecionados, no Rio de Janeiro, para estudar a linguagem e as técnicas audiovisuais com profissionais do cinema brasileiro.

Na etapa seguinte, os realizadores retornaram às suas cidades para gravação dos 40 filmes com o acompanhamento das produtoras regionais contratadas pelo projeto e com a participação de moradores interessados na experiência audiovisual. Depois de finalizados, os 40 vídeos integraram um circuito de exibição itinerante em espaços abertos e gratuitos pelas cidades envolvidas e nas capitais dos estados participantes.

O Revelando os Brasis é realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e a parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O projeto conta também com a parceria do Canal Futura e os apoios da TV Brasil e da Riofilme.

No site do Revelando os Brasis podem ser conferidos os extras e as cenas inéditas da quarta edição do projeto.

 

Fonte:
Ministério da Cultura



17/02/2012 12:13


Artigos Relacionados


Brasileiros poderão assistir mais filmes produzidos no País em 2011

Aprovado projeto que obriga exibição de filmes brasileiros nas escolas

CE EXAMINARÁ PROJETO DE ARRUDA QUE AMPLIA ESPAÇO PARA FILMES BRASILEIROS

Filmes exibidos na Base Comunitária aproximam PM dos moradores

Mais de 50% dos resíduos sólidos produzidos no País têm destinação correta, mas 4 mil municípios ainda usam lixões

Infraero distribui Guia do Passageiro nos aeroportos brasileiros