Projeto Observatório da Justiça Brasileira entra em ação



Desenvolvido pela Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ), do Ministério da Justiça, o projeto Observatório da Justiça Brasileira entrou em funcionamento na última quinta-feira (17). A iniciativa prevê o desenvolvimento de pesquisas sobre o sistema de Justiça brasileiro, além de apresentar propostas e ações de melhorias e aperfeiçoamento para o País.

A ação começou com a reunião do conselho científico do projeto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. A instituição mineira será a gestora do observatório, além de responsável por concentrar a infraestrutura da iniciativa.

A princípio, cinco temas serão tratados: judicialização e equilíbrio de poderes no Brasil; penas alternativas e justiça criminal no País; acesso ao direito e à Justiça: Estado e comunidade; uma nova geografia da Justiça: estudo sobre a organização dos tribunais; e recrutamento e a formação de magistrados.

O termo de cooperação para apoiar a estruturação, implementação e manutenção do observatório no campus da UFMG foi assinado em fevereiro de 2010. A expectativa é que o projeto também possa orientar o Ministério da Justiça em suas políticas públicas e reformas normativas. O observatório é fruto de três anos de trabalhos da SRJ, com a parceria do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Fonte:
Ministério da Justiça



23/07/2010 15:54


Artigos Relacionados


PSDB obstrui votação de MP e entra com ação no Supremo

Justiça - Secretário estadual da Justiça discute 2ª fase do Plano de Ação do Governo no Pontal do Pa

AGU entra com ação para recuperar R$ 8 milhões desviados em fraudes no INSS

MPF entra com ação para que INSS contrate peritos médicos terceirizados

Patrulha Rodoviária entra em ação em seis municípios da região de Araraquara

PGR entra com ação de inconstitucionalidade contra lei que criou empresa de serviços hospitalares