MPF entra com ação para que INSS contrate peritos médicos terceirizados



O Ministério Público Federal em São Paulo entrou com ação na Justiça para que o Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) seja obrigado a contratar de imediato peritos terceirizados, por conta da greve da categoria, que começou há quase dois meses.


Na petição, a procuradora da República Zélia Luiza Pierdoná pede autorização judicial para o INSS contratar, em caráter emergencial, temporário e nacional peritos médicos aposentados ou ex-credenciados, por se tratarem de profissionais habilitados a realizar as perícias.Para regularizar a situação, o MPF solicita ainda que as perícias possam ocorrer nos consultórios e clínicas dos médicos contratados.


Com essa medida, o MPF espera que o INSS tenha condições de executar as perícias num prazo de até 15 dias após a data do agendamento.


O instituto estima que cerca de 400 mil perícias deixaram de ser feitas desde o início da paralisação. Sem passar pela avaliação médica, o segurado não consegue receber o auxílio.


Os grevistas cobram da Previdência Social melhores condições de trabalho, como jornada reduzida. Em junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que a greve dos peritos é legal, porém determinou a volta de metade da categoria ao trabalho.


No entanto, o MPF em São Paulo alega ter recebido denúncias de que os profissionais estão em “operação-padrão” e alguns segurados esperam mais de um mês para passar pela perícia. Outros não conseguiram nem agendar a consulta. A ação do MPF está sob análise da 19ª Vara Federal Cível de São Paulo.



Fonte:
Agência Brasil

 



20/08/2010 19:59


Artigos Relacionados


Justiça determina que INSS contrate terceirizados para cobrir greve de médicos peritos

INSS poderá abrir 500 vagas para médicos peritos

Concurso para 500 médicos peritos do INSS está na pauta da CCJ

INSS define normas para contratação provisória de peritos médicos

INSS em São Paulo prorroga prazo para cadastro de médicos peritos

Unidades do INSS abrem inscrições para a contratação de mais médicos peritos