Projeto que altera a Loas em beneficio das mulheres do campo pode ser votado na próxima semana



Em reunião na próxima quinta-feira (3), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) deverá votar projeto que altera a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) para determinar que os benefícios nela previstos sejam pagos preferencialmente à mulher responsável pela unidade familiar (PLS 44/12).

De autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), o projeto é relatado pelo senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), favorável à aprovação da proposta, que também altera a lei que instituiu o Programa de Apoio à Conservação Ambiental e o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais (12.512/11). A matéria será examinada em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Ao justificar a medida, Paulo Bauer cita a experiência observada no programa Bolsa-Família, que, segundo ele, valoriza a participação da mulher na manutenção do núcleo familiar, reconhecendo a inclinação feminina de aplicar os recursos majoritariamente no bem-estar dos filhos.

O projeto acresce à Loas o artigo 10-A, para estabelecer que os benefícios monetários previstos nos artigos 22, 24-C e 25 da norma sejam pagos preferencialmente à mulher responsável pela unidade familiar, quando cabível. O projeto também altera a redação dos artigos 5º e 13 da Lei 12.512/11.

A Loas (Lei 8.742/93) estabelece o pagamento de benefício eventual aos cidadãos e às famílias que necessitem de assistência em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública, além de prever transferência de renda na execução do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e destinar benefícios financeiros no âmbito dos projetos de combate à miséria, caso específico do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Já a Lei 12.512/11 contempla, entre outros mecanismos de apoio, a transferência de recursos financeiros a famílias em situação de extrema pobreza e que desenvolvam atividades de conservação ambiental ou de agricultura familiar.

Agronegócio

A CRA também deverá votar requerimento em que o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) solicita diligência da comissão à Feira do Cerrado Brasileiro AGROBRASÍLIA 2012, a ser realizada em 17 de maio no Parque Ivaldo Cenci, localizado no Núcleo Rural do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), no quilômetro 5 da BR 25.

A finalidade da visita é avaliar as tecnologias apresentadas na vitrine do agronegócio brasileiro presentes na feira, bem como participar de reuniões com produtores e representantes do agronegócio brasileiro.

A reunião da CRA tem início às 8h30.



27/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que altera Lei Pelé será votado na próxima semana

Projeto que permite aborto de anencéfalos pode ser votado na próxima semana

CAS pode votar na próxima semana crédito consignado para quem recebe benefício de prestação continuada

Projeto que altera regras da cobrança do ISS volta à pauta na próxima semana

Projeto sobre estágios deve ser votado na próxima semana

PLANOS DE SAÚDE: PROJETO SERÁ VOTADO NA CAS NA PRÓXIMA SEMANA