Projeto que dá mais garantias a delegados de polícia divide senadores na CCJ
Os integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) discutem há quase duas horas o Projeto de Lei 132/2012, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que regulamenta as atribuições dos delegados nos inquéritos policiais. A matéria é polêmica e gerou um longo debate entre os parlamentares.
Pelo texto, o delegado só poderá ser afastado da investigação se houver motivo de interesse público ou descumprimento de procedimentos previstos em regulamento da corporação. A exigência de ato fundamentado também é prevista para a eventual remoção.
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) tentou sem sucesso adiar a votação do projeto, alegando a necessidade de realizar audiências públicas para discutir melhor o assunto. Ele apresentou um voto em separado, questionando a constitucionalidade e a conveniência da proposta.
Na opinião do parlamentar capixaba, o PLC 132/2012 na verdade limita o controle externo da polícia por parte do Ministério Público, determinação prevista no artigo 129 da Constituição.
O relator da proposta, senador Humberto Costa ( PT-PE), defendeu a proposta, a qual, segundo ele, dará garantias ao delegado na realização do inquérito e será benéfica não só à categoria profissional, mas à sociedade.
- O projeto trata exclusivamente de investigação policial. Em nenhum momento as atribuições do MP estão comprometidas pelo PLC 132 - disse.
Humberto Costa chegou a acenar com a possibilidade de aceitar uma emenda deixando clara a preservação das atribuições constitucionais do Ministério Público, como sugeriu o senador Alvaro Dias (PSDB-PR). Mas os parlamentares ainda não chegaram a um acordo se tal emenda seria de redação ou de conteúdo. Para o senador Walter Pinheiro (PT-BA), a emenda modificaria o texto, o que obrigaria o retorno do projeto à Câmara.
A reunião da CCJ está sendo realizada na sala 3 da ala Alexandre Costa do Senado e pode ser acompanhada pela internet, pelo site www.senado.leg.br/tvsenado.
24/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alckmin vai nomear mais 157 delegados de polícia
Polícia Civil ganha reforço de mais 800 investigadores e 198 delegados
Alckmin anuncia mais 157 delegados da Polícia Civil para o Estado de São Paulo
Plenário vota projeto que garante maior autonomia a delegados de polícia
Taques quer debater projeto de autonomia para delegados de polícia
Projeto sobre crimes hediondos divide senadores