Projeto que irá articular ações com foco em jovens e adolescentes recebe propostas



Até 11 de novembro instituições devem enviar propostas para a implementação de ações de promoção da cidadania e protagonismo juvenil

 

O Ministério da Cultura divulgou, na terça-feira (2), edital com o objetivo de articular e fomentar ações de diversos ações de governo - o chamado projeto Vivajovem.com. A iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), e conta com a parceria do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC).

O Projeto visa a articulação de diversos outros planos e programas a fim de integrá-los a Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens, reunindo: o Plano de Enfrentamento ao Crack, Álcool e outras Drogas; as Políticas de Redução da Morbimortalidade por Violências e Acidentes e de Promoção da Saúde; e, ainda, o Plano de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra.

Até 11 de novembro, entidades estudantis e instituições privadas sem fins lucrativos, com experiência de pelo menos três anos nas áreas especificadas no edital, além de órgãos ou entidades públicas estaduais, municipais e do Distrito Federal, podem se inscrever e enviar propostas.

Todas as propostas deverão contemplar trabalhos direcionados a adolescentes e jovens de 10 a 29 anos como beneficiários diretos.

 

O Vivajovem.com tem como princípio a participação e o protagonismo juvenil como ferramentas estratégicas para a promoção da saúde, com o fortalecimento e a construção da autonomia e de projetos de vida, baseados no exercício da cidadania, além do posicionamento criativo e participação construtiva.

Responsáveis e atuantes no meio social, junto aos pares e à comunidade, na escola e em outros ambientes de encontro, os adolescentes e jovens podem exercitar sua cidadania, seu direito à participação, sua assertividade e solidariedade, com a promoção do cuidado de si e dos outros.

Nesse sentido, o Vivajovem.com tem por objetivo apoiar e qualificar projetos de intervenção e capacitação voltadas à juventude, para a formação de multiplicadores - jovens promotores de saúde – e que estes, a partir da interação com a comunidade e com as escolas, possam criar mecanismos de integração de adolescentes e jovens com os serviços de saúde e outras políticas públicas.

Interseção entre as políticas

Para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens é fundamental garantir a essa população os cuidados, bem como o acesso a outras políticas intersetoriais, considerando a saúde de modo ampliado - como bem estar físico e mental.

 

Leia mais:

Bens de traficantes serão leiloados em MG 

Força Nacional inicia reforço na segurança do DF 

Programa para redução da criminalidade leva à queda da violência em Alagoas 

Fonte:

Ministério da Cultura
Imprensa Nacional 



03/10/2012 10:28


Artigos Relacionados


Embratur recebe 25 propostas para ações internacionais

Aprovado projeto que legitima ações civis públicas propostas por parlamentares, prefeitos e governadores

Jovens são foco de campanha contra AIDS

Projeto da Uergs recebe 54 propostas de aprimoramento

Projeto da Uergs recebe 54 propostas de aprimoramento

Projeto Cidades Digitais recebe propostas até quarta-feira (16)