PROJETO QUE MELHORA ÔNIBUS URBANO PODE SER VOTADO PELA CAE



Projeto de autoria do senador José Eduardo Dutra (PT-SE), que obriga fabricantes afazerem modificações para tornar mais confortáveis os ônibus urbanos, poderá ser votado em breve pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A proposta já tem parecer favorável do relator, ex-senador Coutinho Jorge (PSDB-PA), e encontra-se entre as matérias a serem examinadas para a elaboração da pauta da comissão.

De acordo com Dutra, os ônibus hoje destinados ao transporte urbano são ruidosos e desconfortáveis.Pela sua proposta, eles passarão a ser equipados com motor de tração localizado na parte traseira ou central, além de isolados térmica e acusticamente no compartimento de passageiros. A transmissão deverá ser automática e os fabricantes nacionais e importadores terão o prazo de dois anos para atenderem a essas exigências após a vigência da lei.

Ao justificar seu projeto, José Eduardo Dutra ressalta que o Brasil é hoje o maior mercado mundial de ônibus e também o maior fabricante, "produzindo, com folga, entre 12 e 15 mil unidades por ano", fato que, a seu ver, justifica a possibilidade imediata de transformações nos veículos. Por outro lado, ressalta, os ônibus interestaduais e internacionais que operam na América do Sul estão entre osmais confortáveis do mundo e se igualam até a alguns aviões no seu interior.

- Essa modernização, no entanto, não contemplou da mesma forma os ônibus urbanos, nos quais motoristas e passageiros sofrem com os carros produzidos sobre carrocerias de caminhões, fabricados a partir de um projeto superado tecnologicamente - argumenta o senador. Segundo Dutra, o motorista de ônibus urbano brasileiro fica estressado porque troca em média 4 mil marchas por dia, "o que compromete sua atenção ao tráfego, justificando, portanto, a obrigatoriedade do câmbio automático".

As mudanças propostas por Dutra, conforme explica, resultariam em aumento de tarifa de, no máximo, 12%, segundo estudo feito pelo Ministério do Trabalho.



23/07/1998

Agência Senado


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