Projeto que unifica normas para processo administrativo fiscal pode ser votado na quinta



O Senado deve votar na quinta-feira (20) o projeto que simplifica as normas do processo administrativo fiscal. O PLS 222/2013 unifica as regras para os processos administrativos abertos quando o contribuinte contesta a cobrança de imposto pelos órgãos tributários da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

A contestação por via administrativa é considerada uma alternativa mais rápida e mais barata para a solução de conflitos, sem a necessidade de recursos ao Judiciário. No entanto, os contribuintes que atualmente buscam essa via enfrentam um emaranhado de normas.

A urgência para que o projeto seja examinado no Plenário do Senado foi aprovada nesta terça-feira (18). O autor da proposta, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse que a simplificação das regras é uma reivindicação dos empresários.

- Há o compromisso com todo o empresariado nacional para que nós tenhamos uma esfera que possa decidir lides tributárias quer da União, quer de estados ou municípios - disse Vital do Rego.



18/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vai a Plenário projeto que unifica normas para processo administrativo fiscal

Aprovado projeto que beneficia contribuinte ao aperfeiçoar processo administrativo fiscal

Plenário vota mudanças para simplificar processo administrativo fiscal

CCJ analisa suspensão de prazos para recorrer de processo administrativo fiscal em final de ano

Contribuinte e empresas poderão ter mais prazo para defesa em processo administrativo fiscal no final do ano

Senado aprova simplificação do processo administrativo fiscal