Projeto Rondon leva universitários ao Nordeste



Foi lançada neste domingo (23), em Natal (RN), a “Operação Seridó” do Projeto Rondon.  A iniciativa vai levar 400 universitários voluntários a 20 municípios do estado até o dia 7 de fevereiro. O grupo vai levar ações de cidadania e bem estar a municípios carentes de Natal. A cerimônia de lançamento da operação contou com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarline. 

A ideia do projeto Rondon é contribuir para o desenvolvimento do estudante, levando os jovens a diferentes regiões do País, onde poderão ter contato com diversas culturas e costumes brasileiros. “Na operação Seridó tem várias universidades do Sul, o que faz uma integração nacional importante, pois, divulga os equívocos que eventualmente o Sul tenha em relação ao nordeste”, disse o ministro Jobim.

Esse será o caso dos oito estudantes que formam a equipe da Universidade Federal de Santa Maria (RS), eles vão desenvolver projetos ligados a cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde no município de Itajá (RN). “O projeto Rondon dá essa oportunidade de ajudarmos o próximo e nos sentirmos úteis”, declarou a estudante de fisioterapia, Carline Letícia Marcon.

Segundo o grupo, a equipe pesquisou os hábitos, costumes e principais problemas enfrentados pelo município, além disso, alguns meses antes do início da operação os professores da equipe realizaram uma viagem percussora ao local para conhecer de perto os problemas enfrentados. “Com certeza é uma realidade que não conheço. Há uma distância de cultura, diferença de clima, de alimentação. Enfim, vamos lá com a mesma expectativa que eles estão nos esperando”, disse Carline.

Na cerimônia de abertura da operação Seridó, alguns prefeitos de municípios que serão visitados pelos rondonistas foram recepcionar os voluntários. A governadora Rosalba Ciarline vibrou com o retorno do projeto, relançado pelo governo federal em 2005, e felicitou os estudantes. “É muito bom que esse projeto tenha voltado. O Brasil precisa se integrar. Tanto pelo conhecimento, quanto pela doação de cada um de vocês. Será algo que ficará marcado em suas vida para sempre”, disse a governadora


Fonte:
Ministério da Defesa

 

24/02/2011 18:12


Artigos Relacionados


Nordeste recebe Projeto Rondon

Projeto Rondon leva cidadania a 23 municípios do Maranhão e Tocantins

Deságio de 46,7% leva Marechal Rondon Oeste

Consórcio leva Marechal Rondon Leste com 22,08% de deságio

Programa "Bolsa Alfabetização" leva universitários para trabalharem na rede estadual

Banco do Nordeste recebe inscrições para prêmio de talentos universitários