Nordeste recebe Projeto Rondon



Os rondonistas, divididos em 40 equipes, vão realizar capacitação nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, comunicação, tecnologia e produção, e meio ambiente


A partir da próxima sexta-feira (11), cerca de 20 municípios dos estados de Pernambuco, Piauí e Bahia receberão a Operação Canudos. A ação faz parte do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. Durante 17 dias cerca de 400 rondonistas de outras regiões do País levarão ações de cidadania a essas localidades. 

O objetivo do projeto é tornar viável a participação de universitários e professores nos processos do desenvolvimento local sustentável e do fortalecimento da cidadania em municípios mais isolados e carentes do país. A ação visa também à melhoria da qualidade de vida da população a partir iniciativas de caráter multiplicador, o que permite melhor aproveitamento pelos moradores dos conhecimentos repassados durante a operação. 

Para muitos dos participantes, este será o primeiro contato com moradores daquela região que todos os anos sofrem com a estiagem. Essas particularidades servem de estimulo para o envolvimento dos estudantes e professores, principalmente, com as questões sociais dos municípios.