Projeto Rumo ao Pódio Olímpico vai preparar atletas para Jogos de 2020
Ser referência no País e criar a cultura das provas de meio-fundo e fundo do atletismo – 800m, 1.500m, 3.000m, 10.000m e maratona – são os objetivos do programa Rumo ao Pódio Olímpico. Desenvolvida pelo Instituto Joaquim Cruz, em Brasília, o projeto, que conta com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Espore, atenderá a 30 adolescentes, com a missão de prepará-los para subir ao pódio nas Olimpíadas de 2020.
“Escolhemos as provas de meio-fundo e fundo do atletismo para aproveitar a vocação de Brasília nessas categorias. Os melhores resultados da história do esporte nacional vieram dos atletas da cidade, como Joaquim Cruz e Carmem de Oliveira”, explica o diretor executivo do instituto, Ricardo Vidal.
O Rumo ao Pódio Olímpico selecionará jovens atletas, com idade de 16 a 21 anos, por meio de seletivas, que acontecerão entre os dias 2 e 23 de junho, na pista de atletismo do Centro Olímpico de Ceilândia, no Distrito Federal. Para participar da equipe de atletismo, os interessados poderão se inscrever até o dia 30 de maio, das 8 às 12h e das 14 às 18h, no Centro Olímpico.
Os atletas escolhidos terão treinamento especializado, suporte de equipe multidisciplinar e participarão de competições nacionais. Além de recebem vale-transporte, vale-alimentação, assistência odontológica e bolsa-auxílio durante a preparação.
“A nossa intenção é que a iniciativa não termine em 2020. Queremos criar a cultura destas provas do atletismo em Brasília”, acrescenta Ricardo. O projeto conta com o patrocínio da Tetra Pak.
Fonte:
Ministério do Esporte
16/05/2012 12:13
Artigos Relacionados
Dois atletas de projeto de incentivo da Itaipu Binacional vão disputar pré-olímpico
Ministério do Esporte concede Bolsa Pódio para 19 atletas
Atletas já podem encaminhar plano esportivo para participar do programa Bolsa Pódio
Mais 26 atletas são beneficiados com Bolsa Pódio
Bolsa Pódio já contemplou 102 atletas nacionais
Bolsa Pódio contempla 44 atletas paralímpicos