Dois atletas de projeto de incentivo da Itaipu Binacional vão disputar pré-olímpico



Dois dos 11 atletas brasileiros classificados para o pré-olímpico de canoagem slalom integram o Projeto Meninos do Lago, desenvolvido pela Itaipu Binacional em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). A classificatória começou no último sábado (11) e foi concluída na terça-feira (14), no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu.

João Vitor Martins Machado, do Instituto Meninos do Lago (Imel/Foz), ficou com uma das três vagas na categoria K1 (caiaque com um atleta) masculino. Ele conquistou a segunda melhor posição da seletiva nacional, atrás de Pedro Henrique Gonçalves da Silva (Apen/Piraju) e à frente de Ricardo Martins Taques (Atica/Tibagi).

Leonardo Lucas Curcel, também do Imel/Foz, obteve o terceiro melhor desempenho da seletiva na categoria C1 (canoa com um atleta) masculino. Os outros classificados foram, respectivamente, Cássio Ramon Petry (Asteca/Três Canoas) e Charles Fernando Correa (Apen/Piraju).

A seletiva nacional indicou ainda os atletas que vão competir nas categorias C2 (canoa com dois atletas) e K1 feminino (veja a lista abaixo). Para definir as vagas, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) levou em conta os dois melhores resultados dos três dias de seletiva nacional.

 

Próximo passo

Agora, o foco dos atletas é o pré-olímpico, que vai ocorrer paralelamente ao Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom 2012, de 9 a 11 de março, também no Canal Itaipu. A expectativa é que cerca de dez países participem da competição em Foz do Iguaçu, incluindo os favoritos: Canadá, que já está treinando no Brasil, e Estados Unidos. Apenas um barco de cada categoria por país (K1 masculino, K1 feminino, C1 masculino e C2 feminino) terá o passaporte carimbado para os Jogos de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto.

O técnico italiano da seleção brasileira, Ettore Ivaldi, comentou que o Brasil tem de quatro a cinco atletas em um ótimo nível no K1, o que puxa para o alto o desenvolvimento da categoria. “A estrutura aqui [em Itaipu] é espetacular. Esse é um projeto importante para o esporte e para o Brasil”, destacou.

 

Meninos do Lago

Criado em 2008, o projeto Meninos do Lago tem entre seus objetivos melhorar o nível dos atletas e levar o esporte a jovens carentes de Foz do Iguaçu. Ao todo, são atendidas cem crianças da região, com idade entre 9 e 23 anos. Dos 16 atletas da seleção brasileira de canoagem slalom, seis fazem parte do projeto.

“É um orgulho para nós de Itaipu ver que esse projeto Meninos do Lago, em tão pouco tempo, já vem revelando grandes talentos, atletas com potencial olímpico”, comemorou o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, assim que soube da classificação de Leonardo e João Vitor para o pré-olímpico.

A coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Gládis Mirtha Baez, acompanhou o último dia de seletiva no Canal Itaipu. Ela destacou que o projeto, mais que formar atletas, busca despertar valores como ética e espírito de equipe. “Sabemos que nem todos serão campeões. Mas terão a oportunidade de aprender uma profissão e, acima de tudo, de se tornarem cidadãos de bem”, destacou.

Para o superintendente da CBCa, Argos Rodrigues, o Projeto Meninos do Lago é exemplo para o Brasil e modelo para a própria CBCa. Ele disse também que a canoagem brasileira slalom pode ser dividida em duas fases: antes e depois da construção do Canal Itaipu, há três anos, considerada uma das dez melhores do mundo para a prática esportiva.

Antes do canal, os atletas tinham de treinar em rios, ao contrário do que ocorria na Europa. “Depois que passou a treinar num campo realmente específico para a modalidade, o Brasil cresceu muito. E o fator determinante para essa transformação chama-se Canal Itaipu”, avaliou. “Hoje, estamos a um passo de estarmos nas semifinais e finais dos campeonatos mundiais”, acrescentou.

 

Fonte:
Itaipu



15/02/2012 18:34


Artigos Relacionados


Projeto Rumo ao Pódio Olímpico vai preparar atletas para Jogos de 2020

Itaipu Binacional

Técnicos da SAE visitam instalações da Itaipu Binacional

Itaipu Binacional tem superavit de U$ 784,2 milhões em 2011

CFC QUER CONTROLE EXTERNO PARA ITAIPU BINACIONAL

Secretaria de Assuntos Estratégicos discute parceria com Itaipu Binacional