Projeto São Francisco realiza mapeamento de comunidades quilombolas de Pernambuco
Técnicos do Ministério da Integração Nacional, por meio do Programa de Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas, concluíram na semana passada, em Pernambuco, o mapeamento técnico realizado junto à população remanescente de 12 quilombos localizados na área de influência do Projeto São Francisco.
As ações consistem em fazer os levantamentos e analisar as informações de cada comunidade, por meio de oficinas de mapeamento técnico, as quais servirão de instrumento para maior aproximação entre as pessoas e melhoria na produtividade das comunidades.
“Foi uma rica experiência”, declarou à presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Juazeiro Grande, Maria Cícera da Conceição Silva. Segundo ela, a oficina esclareceu dúvidas e definiu diretrizes que podem ser seguidas pela própria comunidade.
José Francisco do Nascimento, da comunidade Contendas, afirma que todos estão muito esperançosos. “Queremos desenvolver nossa comunidade, buscar recursos para movimentar a nossa produção e melhorar a nossa qualidade de vida. Em nome de todos aqui presentes, posso afirmar que este é um grande passo para que possamos nos aperfeiçoar cada vez mais.
Como uma das estratégias de intervenção, serão realizadas ainda ações de capacitação, levando em consideração as particularidades de cada comunidade. As propostas são voltadas à mitigação de possíveis impactos negativos e otimizam os benefícios do projeto.
As atividades dos mapeamentos técnicos tiveram um retorno positivo de todos os participantes. “Estar com os profissionais do ministério foi muito proveitoso. A comunidade toda se empenhou, participando das discussões. Todos nós nos interessamos e a partir desse nosso interesse, conseguimos ver mais claramente quais são as nossas necessidades”, afirmou Erivan Expedito Pereira, da Associação Quilombola do Território Contendas.
Ao todo foram realizadas 12 oficinas de trabalho sobre mapeamento técnico, distribuídas entre as comunidades dos municípios pernambucanos de Cabrobó (Cruz dos Riachos, Fazenda Santana e Jatobá II); Mirandiba (Araçá, Pedra Branca, Serra do Talhado, Juazeiro Grande, Queimadas, Sítio Feijão e Posse) e Salgueiro (Conceição das Crioulas, Contendas e Santana).
Fonte:
Ministério da Integração Nacional
31/08/2011 10:26
Artigos Relacionados
Programa apoia comunidades quilombolas do São Francisco
Projeto alfabetizará comunidades quilombolas de Sergipe a partir de 2013
Projeto prevê criação de centros de integração em comunidades quilombolas
Cultura: Projeto insere atividades culturais entre comunidades quilombolas
Quilombolas trocam experiências em seminário do Projeto São Francisco
Brasil seleciona consultor para mapeamento de territórios quilombolas