Projeto Tamar comemora 30 anos soltando o filhote número 10.000.000



O projeto Tamar realiza neste sábado (10) um dos mais importantes eventos comemorativos dos 30 anos: a soltura simbólica simultânea do filhote de tartaruga marinha número 10.000.000, marca alcançada nesta última temporada (2009/2010). A soltura acontecerá em todas as bases de pesquisa do país, de Santa Catarina ao Ceará.

Desde que o projeto foi criado apenas 30 anos depois as tartarugas marinhas nascidas sob a proteção do Tamar atingiram a maturidade sexual e estão retornando à praia onde nasceram para depositar sua primeira desova. Assim, os filhotes, que nesta temporada seguem para o mar, representam a segunda geração de tartarugas nascidas a partir do Tamar. “Os primeiros foram como filhos para todas as equipes envolvidas nos esforços de conservação. Estes, que nascem agora, são os nossos netos”, afirma Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar/ICMBio.

Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100 km de praias, por meio de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros. Por se tratarem de animais altamente migratórios, de vida longa e maturação sexual tardia, é necessário dar continuidade às atividades de manejo, proteção e pesquisa numa perspectiva de longo prazo.

Fonte:
Ibama



30/08/2013 19:44


Artigos Relacionados


Zoo de São Paulo comemora nascimento de filhote de girafa

Zoológico de São Paulo comemora nascimento de filhote de tamanduá-mirim

Projeto Tamar celebra o Dia das Crianças

Projeto Tamar de São Paulo traz programação de férias

Projeto Tamar de Ubatuba inaugura espaço temático da pesca

População pode ajudar na escolha da nova estampa do projeto Tamar