Projetos de ciência e tecnologia ganham destaque no Rio



O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, afirmou nesta segunda-feira (7) que pretende levar para o Rio de Janeiro mais ações a serem desenvolvidas em conjunto com a prefeitura, como cursos de Tecnologia da Informação (TI).

“Temos o programa Brasil Mais TI, que oferece capacitação profissional a partir de vários cursos ministrados em parceria com a iniciativa privada”, disse Raupp, ao destacar que mais de 100 mil pessoas concluíram os cursos online oferecidos pela iniciativa. “Vinte e cinco mil jovens cadastraram seus currículos, dos quais 11 mil em empresas de call center e indústrias de software. Existe uma grande empregabilidade nesta área”.

Com o objetivo de conhecer as novidades do projeto “Rio Digital 15 Minutos”, que está sendo implementado pela prefeitura do Rio de Janeiro, o ministro visitou hoje duas das sete unidades da rede Naves do Conhecimento. A primeira foi a Praça do Conhecimento, que funciona no bairro de Padre Miguel, na Zona Oeste; a segunda foi a Nave do Conhecimento, localizada no bairro de Madureira.

“É uma bela experiência. As crianças relataram que estudam se divertindo. Isso é muito salutar”, disse Raupp. “Vamos entrar nesse jogo e criar ações conjuntas. Vamos ampliar e aprofundar o conceito de cidades inteligentes a partir dessas de praças e naves, inclusive utilizando aplicativos para solucionar problemas comunitários”.

O ministro foi recebido pelo secretário municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Franklin Coelho, segundo quem, uma das propostas da prefeitura é garantir a existência desses espaços comunitários de alta tecnologia para que a população tenha acesso à informação e às novidades tecnológicas.

Rio Digital 15 Minutos

O projeto “Rio Digital 15 Minutos” consiste na implantação de uma rede de 41 Naves do Conhecimento por toda a cidade até 2016. Inaugurado há pouco mais de um ano, os espaços - duas praças e cinco naves - já receberam 700 mil visitas e 70 mil cadastros digitais.

De acordo com Coelho, a ideia é desenvolver o conceito de cidade inteligente, com ambiente de inovação. “A partir, por exemplo, da ilha de localização e serviços, podemos conhecer pontos de alagamentos no entorno de uma comunidade e assim fazer uma leitura das pessoas, dos bairros, das ações pontuais, o que nos dá uma condição de ampliação do conceito de cidade inteligente”, observou Coelho.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)



08/10/2013 14:14


Artigos Relacionados


Plano estratégico de ciência e tecnologia dá destaque à inovação

Combate a rádios piratas foi destaque na Comissão de Ciência e Tecnologia

Incentivo à inovação tem destaque na abertura da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Ciência e Tecnologia: IPT recebe Prêmio Destaque de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimen

Cinco projetos da Embrapa ganham Certificado de Tecnologia Social

Projetos do MDS ganham Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social