Cinco projetos da Embrapa ganham Certificado de Tecnologia Social



Cinco tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, estão entre as 264 concorrentes ao Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011 que ganharam a certificação específica e serão inseridas no Banco de Tecnologias Sociais da instituição. Dentre elas, três são da Embrapa Amazônia Oriental, unidade da empresa sediada em Belém (PA).

Elaboradas na Embrapa Amazônia Oriental, as iniciativas são: "Aprender fazendo: formação de multiplicadores comunitários", de responsabilidade de Augusto Cesar Andrade; "Estratégias para conservação da biodiversidade e modos de vida de mulheres extrativistas", de responsabilidade de Dalva Mota e "Ver-o-Peixe: alternativa para a piscicultura familiar associativa no Pará, sob a responsabilidade de Roselany Correa. As outras duas são: "Bolsa Verde", da Embrapa Semi-Árido (Petrolina/PE), e "Produção comunitária de sementes de feijão-caupi em área ribeirinha", da Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO).

O Banco de Tecnologias Sociais (BTS) é uma base de dados on-line da Fundação Banco do Brasil (FBB) acessível no site da fundação e usada para disseminar, promover e fomentar a reaplicação de Tecnologias Sociais. Confira a lista das 264 tecnologias certificadas este ano. 

As 264 certificadas entram como semi-finalistas para passar por nova etapa de avaliação. Em seguida, as médias mais elevadas classificarão as três finalistas nas nove categorias (cinco regionais e quatro especiais), com prêmios no valor de R$ 80 mil cada às instituições vencedoras. Das concorrentes à final, 24 são da região Norte, 31 do Centro Oeste, 49 do Nordeste, 67 do Sul e 93 do Sudeste. 

O Prêmio FBB de Tecnologias Sociais é concedido a cada dois anos a comunidades, governos e instituições sem fins lucrativos, de todo o País, que apresentam soluções já aplicadas e efetivas para problemas de alimentação, saúde, renda, meio ambiente, educação, recursos hídricos, habitação e energia. Conta com patrocínio da Petrobrás e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Unesco e da KPMG Auditores Independentes.


Fonte:
Embrapa



05/10/2011 13:20


Artigos Relacionados


Projetos do MDS ganham Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Projetos de ciência e tecnologia ganham destaque no Rio

Banco do Brasil premia Embrapa por tecnologia social

Embrapa Florestas é parceira de projeto voltado a Tecnologia Social

Cinco projetos da área de tecnologia são aprovados dentro da Lei do Bem

IPT: Três laboratórios ganham certificado de qualificação