Pronatec Brasil sem Miséria está próximo das 800 mil matrículas



Durante a cerimônia de formatura de 2.250 alunos do Pronatec Brasil sem Miséria em Vitória (ES) nesta sexta-feira (18), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, anunciou que o número de matrículas nos cursos já chega próximo de 800 mil. “Isso comprova que a população brasileira quer trabalhar. Estamos solucionando o problema de mão de obra que o país atravessa”, enfatizou.

A marca leva a acreditar que a meta de 1 milhão deva ser alcançada antes do tempo estabelecido, em meados de 2014. Ela entregou, junto ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, os diplomas para os primeiros estudantes do Pronatec no estado.

Com a filha no colo e diploma na mão, a costureira industrial e moradora da cidade de Anchieta (sul do estado), Bruna Carla Moreira, sonha comprar a primeira máquina de costura. “Não adianta saber, temos que colocar em prática todos os ensinamentos”, afirmou. Beneficiária do Programa Bolsa Família há 2 anos, ela ressalta que sua vida melhorou. “Antes, o dinheiro não dava. Hoje já posso comprar os uniformes escolares dos meus filhos”, exemplificou.

Depois de sofre um acidente automobilístico e amputar a perna, Adriana Pires Ferreira não deixou se abater. “Fiquei sabendo que o governo estava oferecendo cursos por meio do Pronatec para capacitação. Acreditei que me ajudariam a ressocializar e seriam um incentivo para uma obter uma profissão melhor. Conclui dois cursos que poderão me ajudar quando eu retornar as minhas atividades laborativas””, lembrou a cuidadora de idosos e auxiliar de recursos humanos.

Tereza Campello destacou que essas ações governamentais oferecem oportunidades as pessoas carentes para que tenham estudo de qualidade, possibilitando o aumento de sua renda. “Os cursos não são gratuitos e quem paga é o governo federal, mas vale a pena para melhorar a qualidade de vida das pessoas mais pobres.”

Os cursos tiveram duração mínima de 160 horas e foco na inserção no mercado de trabalho de jovens que estejam inscritos nos programas sociais do governo. Os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.

Medidas estaduais - Além da formatura do Pronatec, o governo do Espírito Santo anunciou novidades no Bolsa Capixaba, que complementa a remuneração do Bolsa Família, do governo federal. A partir de novembro deste ano, serão atendidas 32 mil famílias que estão na extrema pobreza e que têm crianças na primeira infância, ou seja, com idade de 0 a 6 anos. Será um investimento de mais de R$ 24 milhões por ano.

Outra medida estadual no combate a miséria é o investimento de R$ 19 milhões no Fundo de Combate a Erradicação à Pobreza no estado (Funcop), com injeção direta no caixa dos municípios. “Ampliamos muito os investimentos na área social e, nos últimos 10 anos, o estado foi o que mais reduziu a probreza”, garantiu o governador Casagrande.

Tereza Campello destacou ainda que os resultados capixabas são frutos da parceria entre os governos federal, estadual e municipais. “A ampliação do Bolsa Família no Espírito Santo é prioridade e isso só é possível se trabalharmos em conjunto”, concluiu.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



22/10/2013 10:48


Artigos Relacionados


Pronatec Brasil Sem Miséria chega a 830 mil matrículas

Pronatec Brasil Sem Miséria ultrapassa 619 mil matrículas em dois anos

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 700 profissionais no RS

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 770 alunos no RS

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 600 alunos na BA

Pronatec Brasil Sem Miséria forma mais de mil alunos