Pronatec Brasil Sem Miséria ultrapassa 619 mil matrículas em dois anos



O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado ao público do Plano Brasil Sem Miséria, chegou à marca de 619.208 matrículas em 1.872 municípios, em pouco mais de dois anos. Este número representa mais de 60% da meta estabelecida pelo Brasil Sem Miséria, de qualificar um milhão de brasileiros para o mercado de trabalho até 2014. 

Em 2013, o programa recebeu mais de 350 mil inscrições, e no ano passado foram 269 mil matriculados. De acordo com o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tiago Falcão, a intenção é ultrapassar um milhão de matrículas. Para ele, os índices indicam o interesse da população brasileira em se qualificar. 

O Pronatec Brasil Sem Miséria é uma das principais ações de inclusão produtiva do Governo Federal. A ação tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. São mais de 553 cursos com duração mínima de 160 horas. O mais procurado no País é o de auxiliar administrativo, com quase 75 mil matrículas – 12,1% do total.

Acesso

A maior parte das inscrições no programa é realizada por jovens – 55,4% dos matriculados têm entre 15 e 29 anos - e por mulheres – 66,2% do total. 

Uma destas mulheres é Madalena Silva, de 42 anos, beneficiária do Bolsa Família e moradora da região metropolitana de Fortaleza. Ela estava desempregada desde janeiro, apesar de ter ensino médio completo e ser costureira. Para mudar a sua situação, ela procurou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e fez matrícula no curso de Auxiliar de Cozinha, ofertado pelo Pronatec Brasil Sem Miséria. Ela conseguiu um emprego durante o curso e hoje trabalha em uma cafeteria. A renda da família (de dois filhos) aumentou, e ela já pensa em se inscrever em outros cursos. 

As turmas são planejadas de acordo com a demanda profissional de cada município. Alunos recebem material escolar e didático, além de auxílio alimentação e transporte para frequentar as aulas.

O programa é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), governos estaduais, prefeituras e entidades do Sistema S.

Como participar

Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico, mesmo que o candidato não seja beneficiário do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O interessado deve procurar o Cras de seu município ou a Secretaria de Assistência Municipal.

Clique aqui  para localizar o endereço do Cras mais próximo.

 

Fonte: 

Ministério do Desenvolvimento Social



21/08/2013 12:48


Artigos Relacionados


Pronatec Brasil Sem Miséria chega a 830 mil matrículas

Pronatec chega a 5,7 milhões de matrículas em dois anos

Pronatec Brasil sem Miséria está próximo das 800 mil matrículas

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 700 profissionais no RS

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 770 alunos no RS

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 600 alunos na BA