Primeiras turmas de graduação a distância colam grau no Maranhão



As primeiras turmas dos cursos de graduação a distância em Artes Visuais e Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) concluíram suas atividades com a cerimônia de colação de grau, no dia 26 de setembro. Receberam os alunos na cerimônia de colação a diretora do Núcleo de Educação a Distância da UFMA, Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira; a pró-reitora de Ensino em exercício, Isabel Ibarra Cabreira, representando o reitor Natalino Salgado; a coordenadora do Programa de Formação de Professores para Educação Básica do Plano de Ações Articuladas (Profebpar), Raimunda Marinho; e o diretor do CCSST, Marcos Fábio Belo Matos.

Participaram da solenidade, referente ao primeiro semestre de 2013, 90 formandos de oito cursos da UFMA, do campus de Imperatriz. Dos cursos de Artes Visuais e de Teatro a distância, foram 27.

A emoção tomou conta dos presentes, sobretudo da formanda Maria Batista, de 72 anos. Ela conta que esta já é sua terceira graduação, tendo concluído os cursos de pedagogia e teologia anteriormente. "Agora, estou me formando em Teatro, desta vez a distância. Minha motivação surgiu de saber que jamais devemos parar de estudar. Minha família e amigos incentivaram e hoje estou aqui, comemorando mais uma vitória. A idade não foi um empecilho. Ao contrário: trocamos experiências, tanto eu quanto os meus colegas e professores aprendemos juntos", afirma.

A diretora do Núcleo de Ensino a Distância (NEaD), professora Cenidalva Teixeira, fala da importância da colação dos dois cursos. "São os nossos pioneiros em educação a distância aqui em Imperatriz. Assim como nos demais municípios, onde formamos nossas primeiras turmas em educação a distância pela UFMA, a sensação de conquista é única e gratificante. Sentimos que com esta ação mudamos a vida não só dos municípios polos, mas também dos adjacentes que são atendidos. Mudamos a vida de muitos estudantes no Maranhão", conclui.

Os cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Teatro a distância fazem parte do programa de Pró-Licenciatura desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a UFMA. O programa oferece formação inicial a distância a professores em exercício nos anos/séries finais do ensino fundamental ou ensino médio dos sistemas públicos de ensino. O programa é desenvolvido no âmbito da Universidade Aberta do Brasil.

UAB

Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Pelo sistema UAB são ofertados os três primeiros mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013.

Fonte:



16/10/2013 15:15


Artigos Relacionados


Pronatec Campo forma primeiras turmas no RJ

Pronatec forma primeiras turmas nesta quinta-feira

Interlegis promoverá cursos de pós-graduação a distância

Moreira Mendes defende expansão da educação a distância na pós-graduação

Apenas universidades federais poderão revalidar diploma de graduação a distância

Graduação em Serviço Social por meio de educação a distância será debatida em audiência pública