Prontuário eletrônico deve dinamizar atendimentos no SUS



Os senadores da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovaram, na reunião de hoje, alteração na legislação sobre informatização de serviços de saúde para instituir o prontuário eletrônico dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto, que ainda depende de outras votações na Casa e na Câmara, é da ex-senadora Roseana Sarney.

A idéia, explicou o relator, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), é que todas as informações acerca de um paciente atendido pelo SUS, em qualquer parte do país, sejam documentadas em sistema eletrônico, protegido por senha, mas acessível a todo profissional de saúde que necessite dessas informações para atender esse paciente.

- Esse é um dos projetos de lei de que mais em orgulho de relatar, em função de sua importância. O que nós estamos fazendo aqui é a portabilidade do prontuário - declarou Wellington.

Os senadores pela Paraíba Roberto Cavalcanti (PRB) e Cícero Lucena (PSDB) apoiaram a iniciativa, observando que o prontuário eletrônico constituirá um verdadeiro cadastro nacional de saúde, facilitando a vida dos pacientes atendidos pelo sistema público de saúde do país.

Mais informações a seguir



03/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUS poderá adotar prontuário eletrônico

Prontuário eletrônico no SUS abre a pauta da CAS

Pacientes do SUS poderão ter prontuário eletrônico

CCT aprova criação de prontuário eletrônico

SUS poderá adotar prontuário eletrônico

CCT poderá aprovar criação do prontuário eletrônico do paciente