Proposta de distribuição do FPE atende interesse dos estados, diz Lúcia Vânia



O parecer do senador Walter Pinheiro (PT-BA) ao PLS 192/11, que trata da partilha dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) atende às 27 unidades federativas ao incorporar dispositivos presentes em oito projetos sobre o tema que tramitavam na Casa, afirmou nesta terça-feira (9) a senadora Lúcia Vânia durante a discussão da matéria.

A senadora apresentou três sugestões atendidas pelo relator, entre elas a que inclui o percentual equivalente a 50% da variação real do Produto Interno Bruto (PIB) na distribuição futura dos recursos do fundo, o que, em sua opinião, tornaria a transição para um novo sistema “extremamente suave” .

Embora o assunto mereça uma discussão intensa, o Congresso Nacional pode discutir a matéria a qualquer tempo, sobretudo se o sistema a ser adotado não atingir os objetivos propostos, observou Lúcia Vânia.

A proposta a ser votada não determina o modelo de distribuição a ser implementado a partir de 2018, ressaltou a senadora.

- A proposta de Walter Pinheiro é louvável, permite uma ampla e democrática discussão e conduz à solução para um modelo que melhor possa se ajustar à realidade brasileira - afirmou.



09/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia destaca interesse da sociedade pelas atividades do Senado

Lúcia Vânia defende distribuição dos 'royalties' do pré-sal para todo o país

Lúcia Vânia critica adoção de FPE como regra de distribuição dos 'royalties' do petróleo

Para socorrer municípios, Lúcia Vânia cobra revisão de distribuição de recursos

Lúcia Vânia cobra solução para endividamento dos estados

Lúcia Vânia defende proposta que beneficia agentes de saúde