Proposta de inserção tecnológica em educação no nordeste em análise



Durante reunião promovida pela Sudene nesta segunda-feira (20), por meio do Comitê de Articulação das Secretarias de Estado da área de atuação da autarquia, foi apresentada aos secretários de Educação a proposta da Superintendência de implantação do Projeto de Inserção Tecnológica em Educação em Escolas Públicas Estaduais.

A reunião contou com a apresentação da professora Jane Vieira, representante da empresa P3D no Brasil, sobre a utilização de software em 3D em sala de aula, especialmente nas disciplinas de química, geografia e biologia.

A tecnologia irá proporcionar uma melhoria no processo de aprendizagem e um aumento na motivação dos estudantes. O projeto elaborado pela Sudene pretende atingir, entre outros objetivos, os de melhorar o desempenho dos professores, reduzir a taxa de evasão escolar, ampliar a informatização das escolas e inclusão digital dos alunos da educação básica, além de propiciar maior interação entre a escola e a realidade social.

Para colocar o projeto em prática serão estabelecidas parcerias com os estados por meio das Secretarias de Educação e será formalizado contrato com empresas que forneçam equipamentos de informática e disponibilizem o software. 

O Governo de Pernambuco, que investiu na tecnologia, informa que os resultados positivos na educação estão sendo viabilizados por meio do investimento nas ferramentas tecnológicas para inovação pedagógica, como a distribuição de tablets entre os alunos do nível médio e a utilização da tecnologia 3D.

O diretor de Gestão de Fundos e Atração de Investimentos da Sudene, Henrique Tinoco, falou sobre os desafios para um novo Nordeste e destacou o apoio as ações para fortalecimento da Região, com foco na educação e inovação tecnológica e a articulação dessas ações com órgãos públicos e privados.

Foi destacado que para alcançar os seus objetivos, a Sudene disponibiliza uma série de instrumentos de ação, citando os Fundos, incentivos fiscais e recursos para apoio a projetos de inovação tecnológica, que somam, em 2012, cerca de R$ 5 milhões. O orçamento dos Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) contam com orçamento para este ano da ordem de R$ 13,5 bilhões.

Leia mais:

Brasil e EUA assinam acordo de cooperação na área de saúde e educação 

Pesquisadores do Ceará criam aparelho que traduz documentos para o braille em tempo real 

Fonte:
Sudene



20/08/2012 20:05


Artigos Relacionados


Educação: Conferência de Educação Profissional e Tecnológica tem bons resultados

Educação: 1ª Conferência Estadual de Educação Profissional e Tecnológica

Jucá diz que inserção de deficientes nas escolas regulares foi um avanço na área da educação

Mozarildo saúda Centro de Educação Tecnológica de Roraima

Florianópolis sedia Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Ministério da Pesca inaugura centro de educação tecnológica no interior de SP