Proposta que amplia atendimento médico a menores poderá ser votada nesta quarta



Para possibilitar um melhor atendimento médico a crianças e adolescentes no âmbito do Serviço Único de Saúde (SUS) a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) analisará, em sua reunião de quarta-feira (25), proposta para efetivação de políticas públicas que permitam às crianças brasileiras nascimento e desenvolvimento sadio e incluam a promoção e recuperação do processo normal de crescimento em condições dignas de existência.

Pelo PLS 227 de 2008, de autoria da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), as ações do Poder Público para consecução desses objetivos devem ser preventivas, educativas, diagnósticas, terapêuticas e de recuperação do processo normal de desenvolvimento.

Em seu parecer favorável, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) acompanhou o substitutivo aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH), que prevê acesso universal e igualitário de crianças e adolescentes atendidos no SUS em relação a aspectos de estado nutricional e vacinal, curva de crescimento, desenvolvimento neuropsicomotor, acuidade visual, desenvolvimento sexual, saúde bucal e função auditiva.

A relatora argumenta que a proposta representará um ganho econômico indiscutível para o SUS, na medida em que reduzirá a necessidade de internações hospitalares e a utilização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos, redundando em expressiva economia de recursos financeiros.

A matéria tramita na CAS em decisão terminativa, seguindo para a Câmara dos Deputados, caso ao haja recurso para votação no plenário do Senado.



24/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta que altera tramitação de MPs poderá ser votada na quarta-feira

Reforma eleitoral poderá ser votada nesta quarta-feira

Indicação para diretor da Anvisa poderá ser votada na CAS nesta quarta

Proposta de estímulo à educação profissional deverá ser votada nesta quarta-feira na CCJ

SUS amplia atendimento médico domiciliar

Ambulatório médico amplia atendimento na zona sul da capital