Indicação para diretor da Anvisa poderá ser votada na CAS nesta quarta



A indicação do médico Eduardo de Azeredo Costa para o cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o primeiro item da pauta da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS). A agenda da reunião desta quarta-feira (8) da comissão inclui ainda outras 60 proposições.

A indicação, que tramita no Senado sob a forma de uma mensagem, foi enviada em abril pela Presidência da República. Ela visa substituir vaga deixada por Agnelo Queiroz, governador eleito do Distrito Federal. Uma das atribuições da Anvisa é o controle sanitário da produção e da comercialização de alimentos e medicamentos.

Atualmente, a diretoria colegiada da Anvisa é composta por Dirceu Raposo de Mello (diretor-presidente) e pelos diretores Dirceu Brás Aparecido Barbano, José Agenor Álvares da Silva e Maria Cecília Martins Brito.

Currículo

De acordo com o currículo enviado pela Presidência da República, Eduardo Costa tem 68 anos e é graduado em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, com doutorado pela London School of Hygiene & Tropical Medicine. Atualmente é presidente da Fundacentro, instituição que atua em pesquisas relacionadas a segurança e saúde dos trabalhadores.

Em seu relatório sobre a indicação, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) também destaca os cargos exercidos por Eduardo de Azeredo Costa, como o de diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no período de 2006 a 2009.

Para ser confirmada, a indicação precisa ser aprovada não apenas na CAS, mas também em votação no Plenário do Senado.

A reunião da CAS está marcada para as 11h desta quarta. Antes, às 10h, está prevista a inclusão dos retratos dos senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Patrícia Saboya (PDT-CE) na galeria de ex-presidentes da comissão.



06/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicação de Emília Ribeiro para Anatel pode ser votada nesta quarta-feira

Reforma eleitoral poderá ser votada nesta quarta-feira

Proposta que amplia atendimento médico a menores poderá ser votada nesta quarta

CAS aprova indicação de diretor para Anvisa

CAS examinará indicação de novo diretor da Anvisa

Indicação de Tombini poderá ser votada hoje em Plenário, diz Mercadante