Propostas de brasileiros são aprovadas em Congresso Internacional de Matemática



Estudantes fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

 

Bolsistas do subprojeto de Matemática 2 - Geometria Dinâmica -, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participaram, entre os dias 8 e de 15 de julho, do 12° Congresso Internacional em Educação Matemática (ICME), na Coreia do Sul. Os estudantes fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) 

Todas as propostas submetidas pelo grupo foram aprovadas. 

 

Sete oficinas

O grupo ministrou sete oficinas e quatro relatos de experiências. As oficinas tiveram como foco assuntos como círculo, circunferência, Teorema de Pitágoras, parábola, triângulos retângulo - todos por meio de um software que facilita a visão da geometria, o Geogebra.

Os relatos de experiências são trabalhos científicos que discutem um problema para o aprendizado da matemática e sugere uma proposta de solução.

Segundo o bolsista de iniciação à docência, Leandro da Luz Vieira, de 24 anos, o contato com pesquisadores e trabalhos do mundo inteiro foi um dos aspectos mais enriquecedores da experiência. "Muitos dos trabalhos e pesquisas que vi podem ser aplicados aqui no Brasil, em nossas escolas. Esta experiência me deixa mais motivado para criar mais produções que ajudem na melhoria do processo educacional em todo o mundo e, principalmente, nas escolas brasileiras", afirmou o bolsista.

 

Pibid

O programa é coordenado pela Diretoria de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.

O objetivo é aperfeiçoar a formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4.

Os coordenadores de áreas do conhecimento recebem bolsas mensais de R$ 1,2 mil. Os alunos dos cursos de licenciatura têm direito a bolsa de R$ 350 e os supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários vão estagiar, recebem bolsa de R$ 600 por mês. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

 

Leia mais:

Capes divulga projetos selecionados para Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Capes anuncia mudanças e avanços para o aperfeiçoamento do Pibid

 

Fonte:
Capes
Ministério da Educação

 

25/07/2012 19:05


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