Brasileiros ganham medalhas em competição internacional de Matemática
Estudantes brasileiros conquistaram três medalhas de prata e três de bronze na 52ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), realizada em Amsterdã, Holanda. O resultado deixou o Brasil na 20ª colocação geral.
O país foi representado por André Macieira Braga, Henrique Fiúza do Nascimento e João Lucas Camelo Sá, que ganharam prata, e Débora Barbosa Alves, Maria Clara Mendes Silva e Gustavo Lisbôa Empinotti, bronze. A equipe foi liderada pelos professores Nicolau Corção Saldanha e Eduardo Tengan. Maria Clara, Henrique e André são alunos de escolas públicas.
Um comitê internacional escolheu os problemas a serem resolvidos entre os propostos pelos países participantes. As provas, realizadas em dois dias consecutivos, abrangeram álgebra, teoria dos números, geometria e análise combinatória. A cada dia, os participantes tiveram quatro horas e meia para resolver três problemas. A resolução exigiu dos estudantes mais criatividade, engenho e habilidade em matemática do que conhecimentos de fórmulas aplicadas.
Considerada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) a competição mais importante da área, a IMO contou com a participação 564 estudantes de 14 a 19 anos, representantes de 101 países.
O Brasil participa da competição desde 1979. Desde então, obteve oito medalhas de ouro, 26 de prata e 62 de bronze.
Fonte:
Ministério da Educação
25/07/2011 16:24
Artigos Relacionados
Alunos das Etecs ganham três medalhas de ouro em Olimpíada Matemática
Estudantes brasileiros conquistam cinco medalhas em competição na Grécia
Brasileiros vencem competição Ibero-Americana de Matemática
Brasil conquistou quatro medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática
Brasileiros ganham seis medalhas no Campeonato Mundial de Atletismo Escolar
Propostas de brasileiros são aprovadas em Congresso Internacional de Matemática