Propostas rejeitadas pelo Executivo são reapresentadas antes da análise dos vetos



O fato de o Congresso Nacional não se reunir para exame dos vetos presidenciais tem feito com que o teor de muitos projetos rejeitados, integral ou parcialmente, pela Presidência da Republica ganhem forma em novas proposições - as quais muitas vezes também acabam sendo vetadas pelo Executivo.

VEJA MAIS

Atualmente, estão à espera de apreciação do Congresso Nacional 159 vetos, dos quais 44 integrais e 115 parciais. Um exemplo é a Emenda Ibsen, que determina o rateio dos recursos dos royalties e participação especial da exploração do petróleo pelos mesmos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).

Datado de 2010, o veto à Emenda Ibsen até hoje não foi votado, mas o tema da distribuição dos royalties do petróleo acabou tratado por novos projetos. Reunidas em substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 448/2011, as propostas foram aprovadas pelo Senado em 2011 e encaminhadas à Câmara. O substitutivo aumenta a participação dos entes não produtores e reduz as fatias de estados produtores e da União.

Outro exemplo é o PLS 740/2007, do ex-senador Romeu Tuma, que dispunha sobre a regulamentação das atividades de profissional de cabine de som e de produtor (disc jockey ou DJ). No final de 2010, o projeto foi vetado integralmente pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o considerou inconstitucional e contrário ao interesse público.

O Executivo alegou que a Constituição, em seu artigo 5º, inciso XIII, assegura o livre exercício de qualquer trabalho, oficio ou profissão, cabendo a imposição de restrições apenas quando houver a possibilidade de ocorrer algum dano à sociedade.

Em dezembro de 2011, porém, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) tornou a aprovar projeto que dispõe sobre a regulamentação da atividade de disc jockey e produtor (PLS 322/2010). Do ex-senador Sérgio Zambiasi, a proposta, já encaminhada à Câmara, desta vez inclui as duas categorias na lei que trata da regulamentação das profissões de artista e de técnico em espetáculo de diversões (Lei 6.533/78).



01/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa propõe análise de vetos do Executivo a projetos de lei

Forma de análise de vetos presidenciais pelo Congresso poderá ser alterada

Começa sessão para análise de propostas de crédito para o Executivo

Renan confirma votação pelo Congresso de projeto que modifica análise de vetos

Regulamentação de profissões passa pelo Congresso, mas esbarra em vetos do Executivo

Votação de PEC que permite análise dos vetos separadamente pela Câmara e pelo Senado é adiada