Renan confirma votação pelo Congresso de projeto que modifica análise de vetos
O presidente do Senado, Renan Calheiros, confirmou, ao chegar para a reunião da Mesa, que o Congresso Nacional examinará, nesta quinta-feira (11), projeto de resolução que modifica as regras para a votação dos vetos presidenciais aos projetos de lei aprovados pelo Parlamento. As mudanças foram acertadas numa reunião com líderes do Senado e da Câmara dos Deputados.
Primeiramente, a Mesa do Senado votará o projeto, que, em seguida, será pautado para deliberação pelos deputados e senadores ainda hoje. Os efeitos serão aplicados à votação de todos os vetos publicados desde 1º de julho.
A proposta prevê que o prazo para deliberação dos vetos passe a ser contado a partir da publicação. Esgotado o período de 30 dias, a pauta do Congresso fica "trancada" para qualquer deliberação até o exame dos vetos.
Ficou acordado que a análise dos vetos ocorrerá em sessões do Congresso a serem convocadas preferencialmente para a terceira terça-feira de cada mês. Assim, com uma sessão por mês, os vetos serão constantemente examinados.
— Considero a regra dos vetos fundamental porque ela obriga que o Congresso Nacional aprecie os vetos. Isso fortalece muito o Congresso Nacional - afirmou o presidente do Senado.
Renan Calheiros também informou que a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014 (PLN 2/2013) não será examinada na sessão do Congresso desta quinta.
Mais informações a seguir
11/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto de Bernardo modifica votação de vetos parciais
Renan confirma sessão do Congresso para exame dos vetos aos royalties do petróleo
Forma de análise de vetos presidenciais pelo Congresso poderá ser alterada
Votação de PEC que permite análise dos vetos separadamente pela Câmara e pelo Senado é adiada
Walter Pinheiro quer definição rápida sobre a análise dos vetos presidenciais pelo Congresso
Manifestantes fazem pressão durante votação de vetos pelo Congresso