Protocolo assinado com Assembleia do Maranhão vai permitir expansão da Rádio e da TV Senado
O presidente do Senado, José Sarney, assinou nesta quarta-feira (4) um protocolo de intenções para estabelecer cooperação técnica com a Assembleia Legislativa do Maranhão. O documento prevê a implantação da TV e da Rádio Senado em São Luís, capital do estado, e a criação da TV Assembleia em sinal aberto, por meio de uma subcanalização digital. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também participou da assinatura do protocolo de intenções.
Segundo prevê o texto, o Senado vai colocar à disposição do Legislativo do Maranhão os equipamentos necessários à retransmissão local do sinal da TV Senado. A assembleia vai providenciar o custeio da estação, enquanto a EBC vai ceder o espaço para a instalação dos equipamentos. A mesma situação vai ocorrer com a Rádio Senado.
O presidente Sarney lembrou que a TV Senado está presente em dez capitais brasileiras e a intenção é chegar a todos os estados. De acordo com Sarney, a ampliação da TV tem o objetivo de cada vez mais informar o povo brasileiro sobre o que ocorre no Congresso Nacional. Por meio da TV, acrescentou o presidente, a população pode acompanhar os debates dos “grandes temas nacionais”.
– A ampliação da TV Senado colabora com a conscientização política do povo e com a valorização do Legislativo – declarou Sarney.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB), a TV vai dar mais ação ao trabalho legislativo e será um instrumento de inclusão para o povo do Maranhão, que vai poder acompanhar as atividades da assembleia. Segundo o deputado, a intenção é colocar a TV no ar até o final do ano.
O presidente da EBC, Nelson Breve, disse que o protocolo de intenções foi fruto de um árduo trabalho. Ele disse que esse pode ser o primeiro passo em direção a uma rede pública de TV de alcance nacional e informou que, em breve, será apresentado à Presidência da República um projeto que trata de um operador de rede que contemple todos os poderes e em todos os níveis.
– Este acordo é um passo decisivo na construção de um projeto muito importante para o país – declarou Nelson Breve.
A cerimônia também foi acompanhada pelo senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e pelo secretário de Comunicação Social do Senado, Fernando César Mesquita. Ele explicou que o novo documento substitui o assinado em dezembro do ano passado, que teve de ser refeito devido à necessidade de ajustes jurídicos. Além disso, o texto anterior não contemplava a presença da EBC.
TV Câmara
Em virtude do entendimento entre o Senado e a Assembleia Legislativa do Maranhão, a TV da Câmara dos Deputados também será transmitida em São Luís. O Senado e a Câmara têm um acordo que prevê a cessão de um canal onde cada Casa fizer a instalação de sua estação. Assim, Senado e Câmara reduziram pela metade a despesa com a expansão de suas TVs nos estados, ficando cada Casa responsável por 13 capitais.
04/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acordo com Assembleia Legislativa do Maranhão vai permitir expansão da Rádio e da TV Senado
Senado assina protocolo com Assembléia de Tocantins
Assinado protocolo de intenções em benefício dos povos indígenas
Protocolo que cria o Parlamento do Mercosul será assinado em 2004
Rádio Senado completa dez anos com plano de expansão para mais 13 capitais
Protocolo de Intenções da segunda etapa do Interlegis deverá ser assinado em agosto