Próximo leilão de biodiesel terá oferta de mistura B5



Será realizado entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro o 19º Leilão de Biodiesel promovido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). A ação vai negociar 615 milhões de litros, para garantir a mistura B5, que tem 5% de biodiesel acrescida no diesel fóssil, e foi iniciada em 1º de janeiro de 2010. A disputa terá 257 lotes, com preço máximo de referência fixado em R$ 2,32 por litro.



O volume arrematado representa toda a demanda de biodiesel para essa mistura no último trimestre de 2010. O volume comercializado será 2,5% maior do que o do Leila o anterior, o que beneficia toda a cadeia produtiva deste biocombustível.



Podem participar do leilão 50 usinas localizadas por todo Brasil. O destaque desta ação é que pelo menos 80% do volume total arrematado será originado de usinas detentoras do Selo Combustível Social, um certificado concedido a empresas que asseguram participação efetiva da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel.


Antecipação da mistura B5


Antecipada em três anos, o início da mistura B5, foi uma decisão do presidente do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).


A ampliação da produção e do uso do biodiesel no Brasil contribui para substituir o diesel importado (um combustível fóssil e mais poluente), além de agregar valor às matérias-primas oleaginosas de origem nacional, com enfoque na inclusão da agricultura familiar.



Fonte:
Ministério de Minas e Energia

 



27/08/2010 19:52


Artigos Relacionados


Maldaner defende antecipação de metas para mistura do biodiesel

Projeto de César Borges apressa mistura de diesel com biodiesel

Leilão de Biodiesel

ANP negocia R$ 1,6 bilhão em 23º leilão de biodiesel

Leilão vai oferecer 700 milhões de litros de biodiesel

MME define diretrizes do leilão de compra de biodiesel