Psoríase passa a contar com mais um medicamento para tratamento pelo SUS
O Ministério da Saúde incluiu o medicamento metotrexato injetável para o tratamento da psoríase pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial da União. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a psoríase é uma doença imune inflamatória crônica da pele, que atinge cerca de 3% da população mundial.
A doença se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas e, na maioria dos casos, aparecem em várias localizações como: cotovelos, joelhos ou couro cabeludo; unhas; palma das mãos e plantas dos pés; por toda a pele e articulações. Ela pode causar dor ou até mesmo artrite. A psoríase não pode ser adquirida pelo contato, mesmo íntimo, com qualquer portador da doença, independente do tipo.
Psoríase
A psoríase não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados por meio de tratamento. A doença pode ser desenvolvida em pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. Entretanto, não é contagiosa. É uma doença imuneinflamatória crônica da pele que afeta aproximadamente 3% da população mundial. É bastante frequente entre homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida.
Até hoje não se sabem os motivos causadores da doença, mas pesquisas científicas demonstram que, em 30% dos casos, o fator genético está envolvido. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos podem aumentar ou iniciar a doença.
Fonte:
Com informações da Agência Brasil
11/09/2013 18:15
Artigos Relacionados
Advogados garantem correto fornecimento de medicamento pelo SUS para tratamento de osteoporose
Novo medicamento para tratamento do câncer de mama será oferecido pelo SUS
Anvisa aprova medicamento para o tratamento da hepatite C
Anvisa aprova medicamento para o tratamento da hepatite C
Medicamento para tratamento da Aids terá 100% de produção nacional
Saúde inclui medicamento para tratamento de linfoma na lista do SUS