PT entra com recurso para garantir posse de senador de Rondônia



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) anunciou nesta segunda-feira (dia 2) que seu partido vai entrar na próxima semana com recurso (agravo regimental) ao pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a anulação da liminar concedida pelo presidente do TSE, ministro Nelson Jobim, que impediu a posse do senador Eduardo Valverde, do PT, diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia, na última sexta-feira. A decisão do Jobim favoreceu o senador Fernando Matusalém (PPB-RO), suplente do ex-senador Ernandes Amorim, que pôde permanecer no cargo até que uma decisão definitiva sobre o caso seja tomada.

Segundo Heloísa, os advogados do partido em Rondônia estão trabalhando para apresentar argumentação sólida capaz de derrubar a liminar em agosto, quando o TSE volta a se reunir. O PT decidiu adiar a apresentação do agravo regimental, prevista anteriormente para esta segunda-feira (dia 2), tendo em vista que, durante o recesso forense de julho, cabe ao próprio presidente do tribunal despachar os processos protocolados no período.

- Estamos confiantes. A gente entende que tem toda possibilidade de ganhar. Não adianta ter pressa, visto que quem iria analisar o recurso é o próprio Jobim - afirmou Heloísa aos jornalistas numa entrevista feita em Salvador, onde participou de manifestações por ocasião das comemorações da independência da Bahia.

Valverde foi diplomado senador pelo TRE-RO, depois que o TSE julgou, em última instância, o recurso que pedia a impugnação da chapa de Ernandes Amorim por abuso de poder econômico nas eleições de 1994. Amorim foi o segundo mais votado naquelas eleições, atrás do ex-senador e atual governador de Rondônia, José Bianco. O terceiro colocado na disputa, o senador Amir Lando (PMDB), não foi beneficiado pela decisão do TSE por já ter sido eleito senador em 1998, cabendo, portanto, a Valverde, quarto candidato mais votado nas eleições, com 39 mil votos, assumir a cadeira, considerada vaga depois da cassação da candidatura de Ernandes Amorim e, conseqüentemente, de seus suplentes.

"Esperamos que o pleno do tribunal julgue de forma técnica e não política já que o próprio TSE havia julgado a questão e constatado abuso do poder econômico da chapa de Ernandes Amorim e Matusalém" afirmou Valverde na última sexta-feira.

02/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz toma posse como senador por Rondônia

Agência entra com recurso para manter suspensão de planos de saúde

País tem estratégia para garantir recurso hídrico

PT entra com recurso contra a decisão da CCJ sobre impeachment

Sisu: AGU entra com recurso contra prazo maior de inscrições no RJ

Governador Mário Covas entra com ações no STF para garantir o cumprimento da lei