País tem estratégia para garantir recurso hídrico
Mudanças no Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) estão sendo discutidas nas 12 regiões hidrográficas do País. O debatre se divide em duas vertentes: as necessidade locais e as estratégias a nível nacional.
Um documento vai consolidar todas as propostas, com planejamento para os próximos 15 anos. Ele deve ficar pronto até o final do ano, e será encaminhado à apreciação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos no início de 2011.
Em Brasília, nos dias 27 a 29 de julho, será realizado um debate sobre a estratégia nacional. O tema escolhido é "Diálogo Água e Clima: Adaptação aos Riscos para a Gestão dos Recursos Hídricos", visando a Política Nacional de Mudança do Clima (PNMC)".
No debaste, serão abordadas as medidas necessárias para enfrentar os riscos de inundações, escassez de água, deslizamentos de encostas e colapsos na infra-estrutura de saneamento e habitação em áreas de ocupação irregular do solo. Serão realizadas também oficinas nas regiões hidrográficas. A primeira, do rio Uruguai, que abrange o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, acontece entre os dias 3 e 5 de agosto, em Passo Fundo (RS). A última, sobre a bacia do São Francisco, ocorre nos dias 29 de setembro e 1° de outubro, em Belo Horizonte, reunindo os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Saiba mais sobre recursos hídricos no Portal Brasil.
23/07/2010 00:55
Artigos Relacionados
Proprietário rural deve declarar uso de recurso hídrico do Estado
PT entra com recurso para garantir posse de senador de Rondônia
Renan defende estratégia para garantir voto aberto nos processos de perda de mandato
Recurso assegura regularizações para territórios quilombolas no País
País lança plano para garantir oferta de etanol
País incentiva a adoção ágil para garantir a cidadania