PT propõe debate integral sobre Ascar/Emater
Deputados petistas querem que discussão não se restrinja às demissões ocorridas na autarquia
O líder da bancada petista, Elvino Bohn Gass, quer que a Assembléia Legislativa debata o trabalho integral que vem sendo desempenhado pela Ascar/Emater e não apenas as demissões ocorridas no órgão. O assunto foi debatido ontem (31/10) em reunião conjunta das Comissões de Serviços Públicos, Fiscalização e Controle Orçamentário e Agricultura, Pecuária e Cooperativismo.
“A oposição quer imprimir um caráter ideológico a uma decisão meramente administrativa”, entende o parlamentar. Ele frisou que as dispensas não podem ser classificadas de políticas e propôs que as atividades e os programas da entidade sejam pauta da Comissão de Agricultura. “Hoje há 12 escritórios municipais a mais do que no governo anterior. Por que não analisamos este fato, por exemplo?
Durante a audiência, os deputados ouviram as explicações do presidente da Emater, Lino de David, sobre o desligamento de 89 funcionários. David ressaltou que as demissões não podem ser analisadas separadamente dos objetivos gerais da empresa, que são o desenvolvimento da agricultura e a qualificação da extensão rural. Ele lembrou que parte dos servidores que saíram trabalhavam no setor de classificação, que deixou de ser obrigatório por legislação federal. “Isto provocou uma redução de 25% na receita decorrente deste serviço”, informou. “A demissão não é uma política do nosso governo, pelo contrário, nosso compromisso é de ampliar os postos de trabalho e valorizar o serviço público. Entretanto, há demissões pontuais”, apontou o presidente da Emater.
Para o deputado José Gomes (PT), a oposição está fazendo “tempestade em copo d’água”, ao pautar pela terceira vez este assunto em reuniões de Comissões. “O governo passado demitiu 329 servidores e isto nunca foi questionado pela Assembléia”, destacou Gomes. Ele lembrou também que a Ascar/Emater está contratando servidores para atender com eficiência os agricultores. “Já foram admitidos 194 trabalhadores e até o final do próximo ano outros 220 servidores devem ingressar na empresa”.
10/31/2001
Artigos Relacionados
Demissões na Ascar/Emater serão debatidas na Assembléia
Demissões na Ascar/Emater na pauta da reunião conjunta das comissões da Casa
Demissões na Ascar/Emater na pauta da reunião conjunta das comissões da Casa
Adiado debate sobre educação em tempo integral
Renan pede debate nas eleições sobre educação em tempo integral
Comissão do remapeamento debate com Emater, Fazenda e DAER