Publicações destacam barroco no bicentenário de Aleijadinho



 Três publicações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) são destaques da 36º edição da Semana do Aleijadinho, que segue até dia 18 de novembro, nas cidades mineiras Ouro Preto e Belo Horizonte.

Os livros de Myriam Oliveira e seus coautores, Olinto Rodrigues dos Santos e Adalgisa A. Campos apresentam os diferentes aspectos, épocas, tipologias e artes do Barroco Mineiro e de seu maior mestre, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A presidente do Iphan, Jurema Machado, participa do lançamento dos livros, às 17h da próxima sexta-feira (15), no Centro Cultural da Federação da Indústria de Minas Gerais.

As publicações integram o Projeto Editorial do Iphan, que desde sua fundação, em 1937, mantém a tradição de publicar títulos com o objetivo de registrar e valorizar o patrimônio material e imaterial brasileiro, bem como divulgar projetos de restauração e recuperar de centros históricos e de geração de emprego e renda, principais objetivos da instituição.


Livros

O "Aleijadinho e o Santuário" é uma visita guiada por um dos mais significativos sítios históricos de nosso patrimônio cultural – o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas – com foco na obra de Aleijadinho. O Santuário é declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Já a publicação "Barroco e Rococó nas Igrejas de São João del-Rei e Tiradentes" apresenta o importante acervo do barroco e do rococó dos templos e sobretudo a cultura e as tradições religiosas tão preservadas nestas centenárias cidades mineiras.

O último livro aborda o "Barroco e o Rococó nas Igrejas de Ouro Preto e Mariana', que propõem aos visitantes um rico painel de seu acervo cultural. São dois volumes detalhando os aspectos mais importantes de seus monumentos religiosos, as características das obras dos grandes artistas do barroco e rococó e as celebrações ainda realizadas segundo práticas católicas tradicionais.

Veja o programa completo da 36ª Semana do Aleijadinho.

Fonte:

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 



14/11/2013 10:52


Artigos Relacionados


Sabará (MG) lembra bicentenário da morte de Aleijadinho

Projeto destaca a grandeza da obra de Aleijadinho

Escultura de Aleijadinho é recuperada após 40 anos

Orquestra de Câmara Engenho Barroco mostra seu repertório em São Paulo

Memorial da Inclusão apresenta uma das mais importantes obras do barroco brasileiro

Memorial da Inclusão apresenta uma das mais importantes obras do barroco brasileiro