Qualificação profissional



O Plano Brasil Sem Miséria, direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa, terá como um de seus eixos a qualificação profissional. Por meio dessa ação, o governo federal vai gerar emprego e renda para os mais pobres. Segundo o IBGE, 16,2 milhões de brasileiros vivem hoje em situação de extrema pobreza.

Para atingir o objetivo de qualificação profissional, o governo vai articular ações entre vários projetos. Um deles é o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), do Ministério da Educação (MEC). O Pronatec visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

Outro exemplo de articulação voltada para a qualificação profissional vem do Ministério do Trabalho, que promove ações por meio de Planos Territoriais de Qualificação (em parceria com estados, municípios e entidades sem fins lucrativos), de Projetos Especiais de Qualificação (em parceria com entidades do movimento social e organizações não-governamentais) e de Planos Setoriais de Qualificação (em parceria com sindicatos, empresas, movimentos sociais, governos municipais e estaduais). O objetivo dos Planos Territoriais é atender demandas por qualificação identificadas com base na territorialidade.

Ainda fazem parte do eixo de inclusão produtiva do Brasil Sem Miséria as obras do PAC e do Minha Casa, Minha Vida. De modo geral, o foco da qualificação profissional do Brasil Sem Miséria é inserir os beneficiários do Bolsa Família no mercado de trabalho ao oferecer cursos de formação sintonizados com a vocação econômica de cada região.

Fontes:

Plano Brasil Sem Miséria
Ministério da Educação
Ministério do Trabalho



17/09/2012 15:53


Artigos Relacionados


SP oferece qualificação profissional a moradores de rua

Turismo de educação melhora qualificação profissional

SP cria novos incentivos à qualificação profissional

Alckmin destaca educação e qualificação profissional

Programas de qualificação profissional impulsionam IDH paulista

CI vai debater qualificação profissional e escassez de mão de obra