Quase 150 mil visitaram Congresso em 2008



O Palácio do Congresso Nacional recebeu 142.912 visitantes em 2008, sendo a maioria no período das férias, nos meses de janeiro, julho e dezembro. No último mês do ano passado, por exemplo, o programa Visite o Congresso registrou a passagem de 11,6 mil turistas, sendo 5,3 mil só nos fins de semana de 27 e 28 de dezembro e 3 e 4 de janeiro.

O Visite o Congresso é um programa de visitas monitoradas ao Senado e à Câmara, fruto de uma parceria entre as equipes de Relações Públicas das duas Casas, e que atende turistas estrangeiros, brasileiros e estudantes de todos os níveis de ensino, além de grupos organizados. A maior parte do público é composta por brasileiros, quase 80%. O turista estrangeiro representa 5% do total de visitantes, e 15% são estudantes.

A cada meia hora, um grupo de visitantes com guia parte do Salão Negro e percorre o Senado, passando pelas galerias do Plenário, pelo gabinete do presidente - atualmente, o senador Garibaldi Alves Filho - o túnel do tempo e o chamado Plenarinho, com os antigos móveis que compunham o Senado quando a capital do país era o Rio de Janeiro.

No Salão Verde da Câmara, eles veem a maquete do complexo arquitetônico - há ainda uma tátil, para os deficientes visuais - e entram no Plenário, o que só é possível fazer no Senado nos fins de semana e feriados. Nesses mesmos dias, na Câmara, é permitido ir ao gabinete do presidente, atualmente o deputado Arlindo Chinaglia.

A curiosidade a respeito do Palácio retratado diariamente pelos jornais e TVs e de como é o local onde atua a classe política são os principais motivos que trazem o turista ao Congresso. A advogada Adriana Pacheco, que está rodando o Brasil de motor-home e veio pela primeira vez a Brasília, mencionou a vontade de conhecer os locais onde são feitas as leis e onde elas são postas em prática - no caso, os prédios que abrigam órgãos do Poder Judiciário, como o Supremo Tribunal Federal (STF).

Já a paraguaia de San Lorenzo Berta Martinez, que veio a um casamento na cidade, se disse encantada com a "arquitetura diferente". Sua amiga, a potiguar Moniky Dasnaya, ressaltou a emoção de estar dentro do Plenário onde deputados ajudam a decidir os rumos do país.

- Sempre quis vir a Brasília, ao Congresso. Queria ver os parlamentares trabalhando. É muito emocionante estar aqui, estou muito feliz - disse.

Durante o passeio, os guias desfazem alguns mitos ligados à construção do edifício, como o de que os anexos, os dois prédios ligados por uma passagem que lembra a letra H, foram construídos desta forma para remeter à palavra "humanidade".

A ideia de que as cúpulas do Congresso foram dispostas como estão - a da Câmara, voltada para cima, por ser esta a Casa do povo, e, dessa forma, mais aberta, e a do Senado, por ser a dos estados, mais sóbria, e, por isso, estar voltada para baixo - também é derrubada.

- O próprio Niemeyer já desmentiu isso e disse ter disposto as cúpulas dessa forma por achar que assim era mais bonito - informou a guia Alexandrine Biyouha, camaronesa que estuda Turismo no Brasil há três anos.

O Congresso recebeu a segunda maior votação entre os 25 monumentos selecionados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma das Sete Maravilhas do Patrimônio Cultural e Material de Brasília, só perdendo para a Catedral de Brasília.

Missão

O Visite o Congresso pretende promover o civismo e incentivar a cidadania, como explicou a coordenadora de Visitação Institucional da Secretaria de Relações Públicas do Senado, Silvia Oddone. Mas também se destina a outra missão: ser um agente na melhoria da imagem e percepção de desempenho do Congresso Nacional, o que contribui para o aumento da confiança política, influenciando a qualidade e a legitimidade da nossa democracia.

- Os cidadãos devem ser orientados a observar a distinção entre a instituição parlamentar e os representantes eleitos, que por aqui passam durante o período de seus mandatos - frisou.

Apesar de a visita ser curta e os monitores orientados a não se aprofundarem em detalhes como o processo legislativo, segundo Sílvia, os turistas saem com outra percepção em relação ao trabalho dos parlamentares, que não se concentra apenas no Plenário, algumas vezes retratado pela imprensa como "esvaziado". Mesmo com a realização de uma sessão nestas condições, acrescentou Sílvia, os senadores e deputados podem atuar fortemente em seus estados ou nas comissões temáticas, votando projetos que nem sequer chegam a análise em Plenário.

- Uma série de equívocos e de informações truncadas se esclarecem com a visita. É uma possibilidade de levar a pessoa a uma reflexão mais cidadã - avaliou.

Informações úteis

*As visitas ocorrem das 9h30 às 17h, a cada meia hora, todos os dias do ano. Pode ser feito agendamento prévio para grupos com mais de 15 pessoas.

*É possível organizar grupos conduzidos por monitores que falam inglês e espanhol.

* As visitas podem ser adaptadas aos interesses de diferentes grupos, como estudantes de Direito, arquitetos, e jornalistas, com agendamento prévio.

* De acordo com o Regimento Interno das duas Casas legislativas, em dias úteis não é permitido o uso de trajes de banho; camisetas sem manga; calças, saias ou vestidos curtos; shorts e bermudas; transparências e decotes, assim como chinelos.Dependendo da área visitada, há necessidade do uso de terno e gravata.

*Nos finais de semana, a visita pode ser feita em traje esportivo, inclusive bermudas e chinelos, desde que não haja trabalho parlamentar.

*Apenas crianças menores de 12 anos podem ter acesso ao Palácio do Congresso Nacional trajando shorts ou bermudas e camisetas sem manga em qualquer dia da semana.

* O agendamento pode ser feito pelos telefones (61) 3216-1771 ou (61) 3216-1772, das 9 às 18h; por fax (61) 3216 1773, ou ainda pelo endereço eletrônico [email protected], aos cuidados do Serviço de V isitação da Câmara dos Deputados



08/01/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vestibular Unicamp 2008 tem quase 50 mil inscritos

Senadores recebem escoteiros que visitaram a Antártida

Vereadores de Almirante Tamandaré visitaram a Assembléia

Congresso aprova alterações ao PPA 2008-2011

Congresso recebe quase 4 mil visitantes no Carnaval

Congresso arquiva quase 1,5 mil vetos presidenciais