Congresso recebe quase 4 mil visitantes no Carnaval




No Plenário, monitor dá explicações a visitantes sobre o funcionamento do Senado

VEJA MAIS

Durante o Carnaval, 3.891 pessoas participaram das visitas guiadas ao Congresso. O número representa um aumento de 9% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado - 3.536 visitantes. As visitas ao Congresso são gratuitas, abertas a toda a população e podem ser feitas todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h, sem interrupções. O início do percurso dos grupos ocorre a cada 30 minutos, a partir do Salão Negro.

Os grupos são conduzidos por monitores da Câmara dos Deputados e do Senado, que explicam a história de cada espaço visitado e o funcionamento do Legislativo no Brasil. O programa de visitação oferece, ainda, guias em outros idiomas. No Carnaval, 201 estrangeiros participaram das visitas, sendo a maioria deles cubanos (aproximadamente 36%).

O coordenador de Visitação Institucional do Senado, Aguirre Estorilio, destacou a importância da instituição se manter aberta para as visitações no feriado. Aguirre explicou que a medida beneficia visitantes locais que trabalham e não têm oportunidade de conhecer o Congresso em dias úteis.

Cristiane Bispo do Nascimento é uma das visitantes que mora em Brasília e que, devido ao trabalho, só teve a oportunidade de vir ao Congresso durante a quarta-feira de cinzas. Para ela, a visita guiada foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Brasília e as obras de vários artistas brasileiros.

Copa

Segundo o coordenador de Visitação Institucional do Senado, a expectativa é de que as visitas aumentem a partir do mês de junho com a realização da Copa do Mundo. Aguirre explicou que, para atender a demanda de estrangeiros, o material informativo do Programa Visite o Congresso já está traduzido em três idiomas. Além disso, segundo ele, está sendo finalizada a tradução da página do programa de visitação.

– Essa página vai conter as informações em inglês, espanhol e francês sobre agendamentos e sobre como o turista pode acessar o Congresso em dias úteis e nos finais de semana. Todas as informações vão estar lá para eles virem e participarem da visita guiada – disse.

Mudança

Por causa da necessidade de adequar o fluxo de pessoas que circulam no Palácio do Congresso nos dias de intensa atividade parlamentar, o Programa Visite o Congresso passou a ter novas regras em 2013, atendendo nas terças e quartas-feiras apenas grupos agendados. Nas quintas-feiras, a visitação pode ser feita por grupos espontâneos, mas o percurso é restrito ao Salão Verde, Salão Negro, salões nobres e galerias.

Mais informações sobre a visitação podem ser obtidas na página do Senado na internet, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (61) 3303-4671 e 3303-1581, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, é só ligar para (61) 3216-1768, das 9h30 às 17h.



06/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso recebe 1,7 mil visitantes no feriado de 21 de abril

Congresso recebe mais de 110 mil visitantes até agosto

Senado recebeu quase 182 mil visitantes em 2012

Parque da Canastra realiza ação em prol dos visitantes no carnaval

Congresso recebeu 180 mil visitantes em 2011

Número de mortos em estradas federais durante Carnaval é quase 48% maior que em 2010