Quintanilha cobra urgência na implantação do Conselho do Idoso



O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) cobrou, nesta segunda-feira (dia 7), do Ministério da Previdência e Assistência Social a implantação urgente do Conselho Nacional do Idoso. O Ministério, disse o senador, precisa explicar por que o conselho, que será responsável por cerca de 14 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos, ainda não está funcionando.

- O conselho é um órgão da maior importância para o país e precisa ser implantado com toda urgência possível, pois será responsável pela formulação, coordenação, supervisão e avaliação da política nacional do idoso, no âmbito das respectivas instâncias político-administrativas, conforme preceitua o artigo 7º da Lei 8.842 - destacou o parlamentar.

Segundo Quintanilha, a avaliação das ações dos órgãos responsáveis pela valorização do idoso no Brasil não está sendo efetivada a contento, pois falta um órgão competente para formular e coordenar essas ações. O Conselho Nacional do Idoso, frisou o senador, vai fiscalizar os asilos que mantêm idosos portadores de doenças que exigem assistência médica permanente ou de enfermagem intensiva. A permanência ou não do idoso doente em instituições de caráter social, destacou o senador, dependerá de avaliação médica prestada pelo serviço de saúde local. Atualmente, afirmou, os idosos enfermos continuam internados nesses locais, quando deveriam estar recolhidos em hospitais.

Quintanilha informou que a primeira reunião da Subcomissão Permanente do Idoso, da qual é presidente, será realizada nesta terça-feira (dia 8), às 10hs, no plenário da Comissão de Assuntos Sociais. O objetivo, de acordo com o senador, é estabelecer o programa de trabalho da subcomissão para o biênio 2001-2002.

Os senadores Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), Sebastião Rocha (PDT-AP), Marluce Pinto (PMDB-RR), Geraldo Althoff (PFL-SC) e Waldeck Ornelas (PFL-BA) também integram a Subcomissão Permanente do Idoso.

07/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO COBRA RAPIDEZ NA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO

Criação do Conselho do Idoso foi maior conquista de subcomissão, diz Quintanilha

Quintanilha pede ao ministro da Justiça a criação do Conselho Nacional do Idoso

Leomar Quintanilha registra criação de Conselho Municipal do Idoso em Xambioá

Leomar Quintanilha defende criação do Dia do Idoso

Quintanilha pede apoio ao trabalho da Subcomissão do Idoso