Quintanilha elogia lançamento do Programa Nacional de Biodiesel



Ao louvar a iniciativa do governo de lançar o Programa Nacional do Biodiesel, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) disse que o Brasil dispõe de condições excepcionais para garantir o sucesso do programa: extensas terras agriculturáveis, muita água e oferta de mão-de-obra rural.

O senador ressaltou que o biodiesel é um combustível renovável, produzido a partir de plantas oleaginosas como mamona, soja e dendê, tendo como grande vantagem ser um combustível limpo, que não polui a atmosfera nem contribui para o efeito estufa.

Quintanilha disse que, se o biodiesel realmente se firmar como combustível alternativo no país, será mais uma contribuição do Brasil para o sucesso do Protocolo de Kyoto, acordo internacional que pretende reduzir a emissão de gases poluentes no planeta. Com a recente adesão da Rússia ao Tratado, ele poderá entrar em vigor já em 2005, disse.

O senador pelo Tocantins lembrou que o Brasil, por seu extenso programa de energia limpa, com muitas hidrelétricas e utilização de energias alternativas como eólica, solar e de biomassa, já é um parceiro ativo na redução de gases poluentes na atmosfera, especialmente o gás carbônico.

Quintanilha acrescentou que a entrada do biodiesel no mercado nacional deverá permitir a redução de importação de óleo diesel, contribuindo para a auto-suficiência na produção de petróleo e derivados. Além disso, resultará na criação de empregos no meio rural por meio da agricultura familiar, bem como no desenvolvimento da indústria nacional de equipamentos e pesquisa.

O parlamentar disse ainda que o seu estado, o Tocantins, poderá ser um grande produtor de biodiesel, por dispor de muitas terras agriculturáveis, onde já existem extensas lavouras de milho, soja e arroz . Além disso, o estado conta com abundante energia elétrica, mesmo na zona rural, e boas rodovias para escoamento da produção.



06/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli anuncia lançamento do Programa Nacional de Biodiesel

Renan Calheiros saúda Programa Nacional de Biodiesel

FGV apresenta estudo sobre programa nacional de produção de biodiesel

Quatro cooperativas receberão apoio do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel

Governo lança cartilha com a trajetória do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel

Jucá elogia lançamento do Balanço Energético Nacional