Renan Calheiros saúda Programa Nacional de Biodiesel



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) saudou nesta segunda-feira (6) o lançamento do Programa Nacional de Biodiesel, pelo Ministério de Minas e Energia. Ele ressaltou as qualidades do "combustível verde" como redutor da poluição e instrumento importante de política comercial externa e interna, como aliado da política de estabilidade de preços e como produto de exportação. O biodiesel é extraído de plantas oleaginosas como a mamona e a soja.

- Ecologicamente correto, o bodiesel também tem finalidade estratégica, como substituto na matriz de energia brasileira. No tocante ao petróleo, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) já nos alertava para o fato de que as nossas reservas são suficientes para um período de 18 anos, que nessa matéria representa uma faixa curta de tempo - assinalou.

Outros benefícios do bodiesel apontado por Renan são a redução de custos na agricultura, setor que é o segundo maior consumidor de diesel mineral; a possibilidade de geração de um milhão de novos empregos, e a plantação consorciada da mamona com o feijão.

- Como a mamona é abundante no Nordeste, temos aí uma oportunidade de melhoria de vida para as populações mais necessitadas dessa região - avaliou.

Renan sugeriu a criação imediata de linhas de fomento no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e no Banco do Brasil destinadas ao pequeno produtor rural de matérias primas do biodiesel. O senador também defendeu um tratamento tributário diferenciado aos empreendimentos do Biodiesel.

O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) disse que o programa é relativamente modesto, pois adiciona apenas 2% de biodiesel ao diesel normal, mas salientou a redução na importação de petróleo e na emissão de monóxido de carbono, afirmando que o programa "vai dar certo". O senador Alberto Silva (PMDB-PI), um antigo pesquisador e defensor do biodiesel, propôs que uma vez definido o padrão do novo combustível (mamona, soja etc.), o Brasil parta logo para a exportação do produto.

> Quintanilha elogia lançamento do Programa Nacional de Biodiesel

> Ideli anuncia lançamento do Programa Nacional de Biodiesel



06/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros saúda os 191 anos da emancipação política de Alagoas

Renan Calheiros saúda Zumbi e defende cotas para negros

Renan Calheiros saúda estabilidade da taxa de desemprego e destaca apoio do PMDB ao governo

Ideli anuncia lançamento do Programa Nacional de Biodiesel

Quintanilha elogia lançamento do Programa Nacional de Biodiesel

Renan Calheiros elogia programa Primeiro Emprego