QUINTANILHA EXALTA VISITA DE FHC AO TOCANTINS



Ao relatar os resultados da visita do presidente Fernando Henrique Cardoso ao Tocantins, o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) enfatizou a importância de suas decisões de criar a Universidade Federal do Tocantins e de reconhecer a dívida da União com o estado, permitindo levar adiante os projetos de infra-estrutura tão necessários ao desenvolvimento econômico do Tocantins e ao bem estar de sua população.
Quintanilha destacou os projetos de aproveitamento do rio Tocantins para geração de energia elétrica, que, segundo afirmou, são importantes não somente para o estado, mas para o país como um todo. Os projetos prevêem a construção de seis hidrelétricas. A primeira delas, a hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, visitada pelo presidente, será inaugurada em setembro de 2001. A hidrelétrica irá gerar 850 megawatts em sua fase I, o suficiente para que o estado deixe de importar energia para suas cidades e para a eletrificação rural.
O senador disse que as lideranças políticas do Tocantins estão integradas com o governo federal, em razão dos projetos do Plano Plurianual (PPA) que beneficiarão o estado, tais como hidrovias na bacia Tocantins-Araguaia, a ferrovia Norte-Sul, a duplicação do "linhão" Norte-Sul de energia elétrica, projetos de desenvolvimento da pesca e do turismo, e de irrigação. "Esses projetos criam condições para o desenvolvimento e a prosperidade do estado", afirmou.
Em aparte, o senador Moreira Mendes (PFL-RO) manifestou sua satisfação com o desenvolvimento do Tocantins, afirmando que refletirá em toda a região Norte. "Nossos estados novos precisam de atenção do governo federal para desenvolver suas potencialidades", disse.

29/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


QUINTANILHA REGISTRA VISITA DO MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES AO TOCANTINS

QUINTANILHA REGISTRA VISITA DO MINISTRO TURRA A0 TOCANTINS

QUINTANILHA EXALTA NOVO CÓDIGO DE TRÂNSITO

QUINTANILHA HOMENAGEIA O 12º ANIVERSÁRIO DO TOCANTINS

Aniversário de Tocantins é saudado por Quintanilha

QUINTANILHA: CRIAÇÃO DO TOCANTINS FOI UM ACERTO