QUINTANILHA HOMENAGEIA O 12º ANIVERSÁRIO DO TOCANTINS



O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) registrou nesta sexta-feira, dia 06), o 12º aniversário do estado do Tocantins, transcorrido na véspera. Segundo Quintanilha, graças ao Congresso Nacional e ao idealizador do novo estado, Siqueira Campos, atual governador, o Tocantins é hoje um estado consolidado, com organização político-administrativa já plenamente atingida.

Quintanilha fez, durante o discurso, um resumo da história da criação do estado do Tocantins. Segundo o senador, a primeira manifestação em favor da autonomia do norte goiano partiu do desembargador português Joaquim Theotônio Segurado. Em 18 de março de 1809, dom João VI criou a Comarca da Palma. O senador disse, no entanto, que a melhor forma de celebrar o 12º aniversário da mais nova unidade da federação é através do registro do seu extraordinário desenvolvimento.

O estado do Tocantins tem uma população de 1 milhão e 200 mil habitantes distribuída em uma área de 278.000 quilômetros quadrados, e uma vocação econômica centrada na produção de grãos e pecuária. Nos últimos seis anos, Tocantins recebeu mais de 4.000 km de rodovias, o que permitiu a interligação de municípios antes completamente isolados, disse Leomar Quintanilha.

O senador relacionou as principais iniciativas do atual governo, entre as quais a Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, que deve produzir 850 MW quando estiver concluída, o que equivale a seis vezes o atual consumo do estado.

Na área da educação, Quintanilha disse que a escola chegou a todos os municípios do estado. Além disso, o programa Bolsa- Escola é, segundo ele, o maior do gênero no País, atendendo a mais de 30 mil crianças.

No que se refere à saúde, o senador disse que o Tocantins dispõe de 3.401 leitos, distribuídos em 66 hospitais públicos, 46 privados, 191 postos de saúde e 64 centros de saúde. Leomar Quintanilha informou que outros projetos, de iniciativa da União, são aguardados com expectativa pelo Tocantins, entre os quais a Ferrovia Norte-Sul e a Hidrovia Araguaia - Tocantins:

Com base em dados técnicos, o senador disse que, depois de pronta, a Norte - Sul terá capacidade de transporte de mais de 15 milhões de toneladas de carga por ano, oferecendo grandes oportunidades de investimentos na agricultura, pecuária e mineração. Já a utilização do potencial navegável dos rios Araguaia e Tocantins permitirá o transporte de cargas e passageiros a um custo infinitamente inferior ao rodoviário - encerrou Leomar Quintanilha.

06/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aniversário de Tocantins é saudado por Quintanilha

Quintanilha comemora aniversário do estado de Tocantins

Quintanilha celebra 20º aniversário de Tocantins e destaca avanços

Ao lembrar aniversário do Tocantins, Quintanilha defende redivisão territorial do país

QUINTANILHA EXALTA VISITA DE FHC AO TOCANTINS

QUINTANILHA: CRIAÇÃO DO TOCANTINS FOI UM ACERTO