Quintanilha lê letra de catira sobre problemas nacionais



O senador Leomar Quintanilha (PFL-TO) homenageou o município de Santa Rosa do Tocantins (TO), que completou 14 anos, destacando que a produção da soja na região -tem alentado e ampliado a esperança na construção de uma economia sólida-. Em discurso nesta sexta-feira (6), Quintanilha leu a letra de uma catira composta por Benevaldo Antonio Gonçalves em homenagem à produção de soja, apresentada durante concurso de roda e catira que fez parte das comemorações do aniversário da cidade.

Segundo o senador, Benevaldo Gonçalves é -um sertanejo, um daqueles milhões de brasileiros que não tiveram a oportunidade de estudar, que se revelou um cidadão por inteiro, apresentando, na sua cantiga, uma mensagem muito contemporânea, um apelo muito forte-.

Na catira, o autor destaca a importância do plantio da soja, fala sobre o êxodo rural e garante que não vende suas terras. Diz o texto: -tem muito agricultor/ na terra não dá valor/ tá vendendo suas fazendas e outra não vai comprar mais/ vão morar na cidade/ para os seus filhos estudar/ menino começa a malandrá/ eu fico com dó desses pais/ aqueles que têm opinião/ sempre fica cidadão/ e a metade só ladrão/ porque a bandidagem tá demais-.

Benevaldo Gonçalves critica ainda, na catira, o tratamento dispensado pelo governo ao traficante Fernandinho Beira-Mar - -o malandro é confortado/ da polícia é acompanhado/ e também é transportado / nos melhores aviões- - e exalta a vida no campo. Para Quintanilha, -nessa mensagem, o sertanejo brasileiro, que vive de sol a sol procurando defender o sustento da sua família, mostra estar atento aos problemas do país e à economia do município-.

O senador manifestou sua expectativa de que -esse clamor pungente- sensibilize aqueles que podem contribuir para que o trabalhador rural receba maior atenção do Estado. Quintanilha foi aparteado pela senadora Iris de Araújo (PMDB-GO).



06/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


WELLINGTON QUER SOLUÇÃO PARA PROBLEMAS NACIONAIS

WELLINGTON BUSCA SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS NACIONAIS

Suassuna faz desabafo e pede soluções para os problemas nacionais

Parlamento tem todas as soluções para os problemas nacionais, diz Sarney

Azeredo pede que Senado retome discussão dos problemas nacionais

Cristovam lamenta ausência de senadores em Plenário para discutir os problemas nacionais