Quintanilha pede mais investimentos na educação




Em pronunciamento nesta sexta-feira (12), o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) defendeu a criação de um programa nacional de educação sob responsabilidade do governo federal que uniformize o ensino fundamental brasileiro. De acordo com o senador, apesar de o Brasil estar caminhando para se tornar uma potência econômica mundial, ainda não conseguiu "dar educação adequada a seu povo".

- Temos de encontrar recursos para revolucionar a educação nacional, sob pena de o país caminhar, como está caminhando, para ser uma grande potência internacional, mas seu povo não acompanhar o ritmo e o desenvolvimento do país - alertou.

Conforme o parlamentar, o Brasil precisa reexaminar suas prioridades, de forma a solucionar a disparidade da qualidade de ensino entre as escolas do país. Ele defende que, respeitadas as diferenças regionais, seja elaborado conteúdo programático único para todas as instituições de ensino.

- Nossas crianças não podem ser discriminadas por nascerem em um estado mais pobre, em um município mais pobre. É importante que tenhamos uma preocupação nacional e que os entes federados interajam para que possamos oferecer as mesmas condições, a mesma qualidade de educação para nossas crianças.

O senador sugere que a saída para melhorar o setor é investir principalmente na educação básica. Ele comparou o ensino fundamental com a construção de uma casa.

- Para se fazer uma casa, se o alicerce não for bem feito, seguramente haverá comprometimento: as paredes podem rachar, o teto pode desabar. Na formação do ser humano é do mesmo jeito. Se faltar uma base educacional adequada, compatível com as exigências modernas, seguramente vai comprometer o ensino médio e o ensino superior.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) criticou a gestão das universidades federais e a execução do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

- O Enem, realmente, foi uma grande idéia. Mas, infelizmente, vem sendo operado de maneira equivocada, tanto na elaboração das provas quanto na impressão, guarda desse material e na aplicação. Eu espero que, realmente, exista no novo governo da presidenta eleita uma mudança radical no tratamento da educação.



12/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo pede mais investimentos em educação

Maciel pede mais investimentos em educação

Mão Santa pede mais investimentos em segurança, saúde e educação

Quintanilha defende investimentos em educação profissionalizante rural

Quintanilha pede mais recursos para Ferrovia Norte-Sul

Mão Santa pede investimentos em educação