Maciel pede mais investimentos em educação



O senador Marco Maciel (PFL-PE) pediu nesta quarta-feira (7) mais investimentos em educação. Ele argumentou que isso é um pré-requisito para que o Brasil dê "um salto científico e tecnológico". O parlamentar também elogiou a gestão do ex-ministro Paulo Renato no Ministério da Educação durante o governo anterior (do qual participou como vice-presidente), destacando a queda do analfabetismo, a universalização do ensino fundamental e a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Maciel criticou a decisão do atual governo de substituir o Exame Nacional de Cursos, conhecido como "Provão", pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade). Para ele, a metodologia anterior de avaliação era melhor e sua extinção seria uma das explicações do mau desempenho dos bacharéis em Direito avaliados nas últimas provas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo - os índices de reprovação no exame da entidade giraram em torno de 80%.

O parlamentar lembrou que os investimentos em educação impulsionaram o desenvolvimento econômico e social em países como Irlanda, Coréia do Sul e Japão.

Em aparte, o senador José Jorge (PFL-PE) pediu que a proposta de emenda à Constituição (PEC 9/06) que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) seja aprovada logo, já que a vigência do atual fundo de manutenção da educação fundamental, o Fundef, encerra-se neste ano. José Jorge foi o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.



07/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maciel compara dados sobre desenvolvimento do Nordeste e pede mais investimentos na região

Papaléo pede mais investimentos em educação

Quintanilha pede mais investimentos na educação

Mão Santa pede mais investimentos em segurança, saúde e educação

Marco Maciel pede investimentos no transporte ferroviário

Maciel pede atenção e investimentos para ciência e tecnologia no país