QUINTANILHA REGISTRA IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DO 23º DISTRITO DO DNER
Para o senador, além de permitir uma aferição mais próxima das condições das estradas federais no Tocantins, a criação do distrito também deve servir para repensar a logística de transporte do país, caracterizada pela equivocada predominância do sistema rodoviário, em detrimento de outras modalidades mais baratas, como as ferrovias e hidrovias.
O potencial hídrico do Brasil, na opinião de Quintanilha, é subutilizado, pois as bacias hidrográficas poderiam estar prestando serviços inestimáveis de transporte, irrigação e atividades pesqueiras.
A expectativa do senador é de que o novo distrito do DNER viabilize a mudança da matriz de transporte nacional - que atualmente prejudica as regiões mais pobres. Nesse sentido, a finalização da Ferrovia Norte-Sul é uma luta de caráter nacional, pois seus benefícios extravasam os limites das regiões Norte e Centro-Oeste.
Em aparte, o senador Carlos Patrocínio (PFL-TO), que também participou da cerimônia de criação do distrito do DNER, afirmou que a solenidade foi a culminância de cerca de dez meses nos quais a bancada federal do estado, juntamente com o governador Siqueira Campos, reivindicaram a autonomia enfim conquistada. Segundo o senador, Tocantins funciona como uma espécie de meio de campo onde se cruzam vias de transporte que interligam as regiões próximas entre si e com o restante do país. É por isso que os investimentos estaduais nas vias de transporte têm rendido homenagens de outros estados ao governador do Tocantins, disse.
Carlos Patrocínio também registrou que, nesta quarta-feira (dia 12), o Tocantins recebe a visita do ministro de Minas e Energia, Rodolfo Tourinho, para o lançamento do projeto de eletrificação rural denominado Luz no Campo, financiado pelo Eximbank e os governos federal e estadual.
12/01/2000
Agência Senado
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