Rádio Senado aborda questão do não reconhecimento paterno no Brasil



O programa Fique por Dentro da Lei, da Rádio Senado, debate, na segunda-feira (30), a situação dos chamados filhos sem pai. A socióloga Ana Liesi Thurler, autora do livro "Em Nome da Mãe - o não reconhecimento paterno no Brasil", relata que 25% das crianças nascidas entre 2000 e 2005 não tem o nome do pai na certidão de nascimento.Em entrevista ao programa, ela também afirma que em países como a França, esse índice não passa de 2%. O Fique por Dentro da Lei vai ao ar às 10h.

Ainda no mesmo dia, às 12h, o programa Entrevista Especial debate a relação entre crescimento econômico e educação. Entre os questionamentos abordados estão as soluções para os problemas do setor, a atuação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado e a situação do sistema educacional brasileiro em relação à importância do Brasil no mundo.

Ciência e Paz

O Dia da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento será lembrado pela Rádio Senado em reportagem especial neste fim de semana. Celebrada mundialmente em 10 de novembro, a data registra a importância da ciência na construção de um mundo melhor. No Brasil, a data é comemorada desde 2005, e desde 2006 o Senado apoia a iniciativa.

Este ano seis comissões do Senado promoveram conjuntamente uma audiência pública, no Plenário do Senado, em 12 de novembro. Participaram do debate representantes de diferentes setores, cientistas, autoridades, professores e alunos premiados no concurso sobre o Dia Mundial da Ciência pela Paz. Senadores, estudiosos e cientistas avaliam a importância da data, na reportagem que vai ao ar nesta sexta-feira (27) às 18h.

Luiza Possi

Também no fim de semana, a cantora, e agora compositora, Luiza Possi é a convidada do programa Escala Brasileira. A carioca, filha de Zizi Possi e do produtor e diretor musical Líber Gadelha, lança o álbum Bons Ventos Sempre Chegam, considerado o mais autobiográfico da carreira. A obra é carregada de homenagens e referências à música como arte e conta com repertório assinado por Chico César, Moska, Lula Queiroga e Dudu Falcão.O Escala Brasileira vai ao ar no sábado às 20h.

Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM, e os de Natal (RN), na 106,9 FM. Em Cuiabá (MT), pode ser sintonizada, em caráter experimental, em 102,5 FM. Na Internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo. A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela frequência 5990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Região Centro-Oeste.



26/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gratuidade para anotação de nome paterno em registros após reconhecimento de paternidade

Programa da Rádio Senado aborda imbuia e peroba

ENTREVISTA NA RÁDIO SENADO ABORDA GAFES DA IMPRENSA

Rádio Senado aborda origens de 80 sucessos da música brasileira

Rádio Senado aborda precariedade do setor de transportes brasileiro

PROGRAMA DE TÁVOLA NA RÁDIO SENADO ABORDA AS INFLUÊNCIAS NO SAMBA