Rádio Senado aborda precariedade do setor de transportes brasileiro



A Rádio Senado exibe, nesta sexta-feira (11), às 18h, reportagem especial que abordará a precariedade do setor de transportes brasileiro. Com rodovias mal conservadas, ferrovias insuficientes, aeroportos perto da saturação, portos caros e obsoletos e mau aproveitamento das hidrovias, a estrutura desse setor no Brasil se configura como um dos principais obstáculos ao crescimento econômico. Assim, o país vive uma combinação perversa de lentidão e altos custos, efeito das péssimas condições em que o setor se encontra, afetado ainda pelo excesso de burocracia e pela falta de marcos regulatórios.

A reportagem, que será reprisada no sábado (12), às 10h, e no domingo (13), às 17h, abordará a possibilidade de um "apagão" nos transportes e as soluções para transformar o setor em aliado da produção nacional, da exportação e do consumo interno, reduzindo o chamado "custo Brasil".

No sábado, às 15h, o programa Autores e Livros traz a obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. O livro registra um raro depoimento de uma favelada brasileira sobre sua vida. Carolina, nascida em 1915, morava em uma favela, era negra, catadora de papel e mantinha um diário. Foi descoberta por um repórter, que editou e publicou em livro seus diários, já traduzido para diversas línguas. Em sua obra, revela, sem disfarces, os preconceitos e a injustiça social da sociedade brasileira da época.

Ainda no sábado, o Prosa e Verso apresentará a mais revolucionária obra de um grande ícone do Modernismo brasileiro: Jorge de Lima. Publicada um ano antes da morte do autor, a obra Invenção de Orfeu é, até hoje, um enigma para os leitores e críticos, que se debatem em hipóteses para entender seu longo poema de dez cantos. O programa vai ao ar às 9h, com reprise no domingo, às 16h.

Já no domingo, o Brasil Regional mostrará, às 8h, os métodos não convencionais de tocar violão de Eduardo Agni. Em vez de dedilhar as cordas, o violonista prefere percuti-las ao longo do braço do instrumento utilizando as duas mãos. Em algumas músicas, utiliza uma vareta de taquara, fazendo do violão um instrumento de cordas friccionadas. Agni é um grande experimentador de afinações e também é compositor e já gravou três discos.



11/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado transmite reportagem sobre brasileiro pioneiro do rádio

Programa da Rádio Senado aborda imbuia e peroba

ENTREVISTA NA RÁDIO SENADO ABORDA GAFES DA IMPRENSA

Rádio Senado recorda grandes personagens do rádio brasileiro

Rádio Senado aborda questão do não reconhecimento paterno no Brasil

Rádio Senado aborda origens de 80 sucessos da música brasileira