Rádio Senado apresenta a história dos sambas-enredo neste fim de semana



Para os carnavalescos de plantão, a Rádio Senado apresenta, nesta sexta-feira (1), às 18h, a história dos sambas-enredo. Com 73 anos de tradição, os desfiles das escolas de samba são considerados a verdadeira ópera popular brasileira. A reportagem especial mostrará, ao som de verdadeiras obras primas do gênero, o início da trajetória dessa autêntica criação do povo brasileiro, ainda na década de 1930. O programa será reprisado no sábado (2), às 10h, e no domingo (3), às 17h.

Ainda no clima carnavalesco, a edição deste sábado (2) do Prosa e Verso, apresenta a festa de Momo por Luís Fernando Veríssimo. O programa, que vai ao ar às 9h, com reprise no domingo, às 16h, trará divertidas crônicas do autor sobre a manifestação popular mais conhecida do Brasil.

Também no sábado (2), às 20h, o programa Escala Brasileira traz a obra de Rosemary, cantora, atriz e ativista política. Desde muito cedo, Rosemary manifestou aptidões artísticas e, por intermédio da irmã Terezinha, garota-propaganda de Chacrinha, teve acesso a diretores e produtores de sucesso. Cantou sambas brasileiros para o presidente americano Jimmy Carter, na Casa Branca, no fim dos anos 70, além de ter-se apresentado em 16 cidades da China.

Como ativista política, encabeçou movimentos importantes, como o que tornou lei a filtragem sorológica, um meio para evitar a contaminação nas transfusões de sangue. Também participou do movimento para a criação do Museu Carmem Miranda. No programa, a cantora ainda conta como levantou um fundo previdenciário para os artistas brasileiros.

Para os fãs de literatura, a edição do Autores e Livros deste sábado (2) apresentará uma entrevista com o poeta Chacal. Um dos pioneiros da chamada geração mimeógrafo, que sacudiu a linha de produção e consumo da poesia no Brasil nos anos 70 e movimentou-a com performances nos anos 80, o autor comentará seu mais recente lançamento, o livro Belvedere, que reúne sua obra quase completa, pela editora 7letras.

Já para quem quer fugir um pouco do confete e da serpentina, o programa Música Erudita e Seus Mestres trará a obra de Richard Wagner, interpretada pela Orquestra Sinfônica de Munich, com regência de Sergiu Celibidache. Nessa edição, que será transmitida às 11h deste sábado (2), serão apresentadas as músicas Abertura de Os Mestres Cantores; Marcha Fúnebre de O Crepúsculo dos Deuses; e Abertura de Tannhaüser.



01/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ellen Oléria e Lucina Carvalho sugerem sambas na Rádio Senado neste fim de semana

Rádio Senado apresenta neste fim de semana o Brasil da sanfona

Rádio Senado apresenta os sambas preferidos de Paulinho Moska

Rádio Senado apresenta os sambas preferidos de Ivan Lins

Rádio Senado apresenta neste fim de semana programa sobre o Mercosul

Os sambas de Vinícius de Moraes na Rádio Senado